• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

XIX Encontro de Economia Baiana reuniu estudantes e gestores para debate sobre estratégias de crescimento com redução das desigualdades

Estudantes universitários, pesquisadores e gestores públicos estiveram reunidos no XIX Encontro de Economia Baiana. O evento lotou o auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FE/UFBA), nos dias 24 e 25 de abril, e fortaleceu a parceria institucional do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com a instituição de ensino superior. 

“Este evento fortalece a importância da universidade no seu papel de colaborar com a inteligência do Estado no pensamento sobre as estratégias e soluções para o desenvolvimento da Bahia. A SEI está fazendo o seu dever de casa que é exatamente gerar subsídios para a alta gestão na tomada de decisões baseadas em evidências científicas”, disse o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, na mesa de abertura do encontro.

O diretor da Faculdade de Economia da UFBA, professor Henrique Tomé, retomou o histórico da parceria de 19 anos do Encontro de Economia Baiana e reforçou o papel do evento de estimular a produção científica e seu diálogo com as demandas da sociedade.  

Armando Castro, diretor de Indicadores e Estatística da SEI, abriu a discussão temática, ressaltando a importância do assunto. Ele resgatou a relação entre crescimento econômico e distribuição de renda. “Nas últimas décadas observamos o esfriamento dos fatores estruturais que influenciam a tendência da desigualdade de renda no Brasil, especificamente a desaceleração da mudança dos pesos dos setores econômicos e as diferenças demográficas entre os extratos superiores e inferiores da escala de distribuição de renda”, explicou. “O esfriamento desses processos de longo prazo elevam a influência das políticas como determinantes para o desempenho da distribuição de renda”, completou o diretor.

Em seguida aconteceram as mesas temáticas. No primeiro dia, os temas foram Reforma tributária e as repercussões no desenvolvimento econômico brasileiro, com Reinaldo Sampaio (Corecon-BA) e Marcelo Lettieri (Sindifisco Nacional); e Políticas sociais, redução das desigualdades e pobreza no Brasil, com Stélio Lombardi Filho e Julyan Gleyvison Lins, ambos da UFBA.

No segundo dia, os debates foram sobre Arcabouço fiscal, autonomia do Banco Central e as estratégias de crescimento econômico, com Fabrício Pitombo Leite e Nuno Jorge Sampaio, da UFBA; e Perspectivas para economia baiana, com Leonardo Bispo (UFBA) e Carlos Danilo Almeida (FIEB).

O evento evidenciou a qualidade dos palestrantes convidados, tanto das entidades externas, quanto da Faculdade de Economia da UFBA, instituição que neste encontro apresentou novos professores e pesquisadores de excelência.

Fotos: Ascom/SEI


Fonte: Ascom/SEI
Data: 25/04/2024

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates