Volume de serviços na Bahia cresceu 0,9% em fevereiro de 2024

Em fevereiro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com janeiro, cresceu 0,9%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Nessa análise, cabe ressaltar que a Bahia não acompanhou o mesmo comportamento que a média nacional (-0,9%) e contabilizou variação positiva, recuperando parte da perda contabilizada em janeiro (-1,6%). É importante destacar que o mês de fevereiro foi marcado pelo período das festas populares, a expansão do período do carnaval na capital baiana e outros festejos religiosos na Bahia que colaboraram para uma ampliação no consumo das famílias nas atividades relacionadas ao setor, o que refletiu positivamente no resultado do indicador.

Na comparação com fevereiro de 2024, o setor cresceu 1,6%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (9,4%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços de informação e comunicação (2,8%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,5%). Em sentido oposto, Outros serviços (-5,2%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,5%) puxaram o índice para baixo.

Na comparação com o primeiro bimestre de 2023, o setor avançou 0,9%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (4,0%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços de informação e comunicação (3,7%), depois Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,7%). Em sentido oposto, Outros serviços (-4,5%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-3,5%) puxaram o índice para baixo.

Na comparação com o acumulado dos últimos doze meses ano, o setor expandiu 5,6%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para a atividade de Serviços de informação e comunicação (13,7%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Serviços prestados às famílias (6,0%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,0%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,0%). Em sentido oposto, a atividade de Outros serviços (-1,5%) contabilizou queda.

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 2,4% em fevereiro

A Bahia apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional em fevereiro, com taxa de 2,4% em relação ao mês de janeiro, no índice de atividades turísticas. Nessa comparação, o Brasil apontou retração de 0,8%, segundo revés seguido, acumulando queda de 1,8% nos dois primeiros meses do ano. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de retração verificado na atividade turística nacional.

Quando comparado com o mês de fevereiro do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 0,3% no volume das atividades turísticas. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (5,6%) apontou a primeira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o primeiro bimestre de 2023, o Brasil apresentou expansão de 0,3%. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (3,2%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 4,9%, no acumulado dos últimos 12 meses ano, frente a igual período. Em termos regionais, oito dos doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (8,6%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

Acesse o boletim completo.

Fonte: Ascom/SEI

Data: 12/04/2024