• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI lança SEP sobre Balanço Hídrico Climatológico do Estado da Bahia

A nova edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP) n. 108, com o título Balanço Hídrico Climatológico do Estado da Bahia acaba de ser lançada e está disponível no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Com a retomada do estudo, a nova publicação disponibiliza uma extensa série de dados climáticos e informações processadas, abrangendo o período de 1° de janeiro de 1991 a 31 de dezembro de 2020. Esses dados são oriundos de 44 estações, das quais 15 são automáticas, captando dados a cada hora, 29 são convencionais, com três leituras diárias, todas provenientes do instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Adicionalmente, foram analisados e verificados os dados de 122 postos pluviométricos de diversas instituições disponibilizados no site do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), garantindo assim a consistência das informações.

 Na produção do balanço hídrico climatológico do estado da Bahia e seus produtos, a SEI utilizou técnicas de inteligência artificial para o cálculo automatizado de dados, registrados entre os anos de 1991 a 2020, dos postos pluviométricos e estações meteorológicas automáticas e convencionais situados no território baiano, bem como as implantadas nas fronteiras da Bahia com outros estados da federação. Os dados foram processados por um modelo preditivo desenvolvido pela Diretoria de Informações Geoambientais (Digeo) através da Coordenação de Recursos Naturais e Ambientais (CRNA) com o uso da linguagem de programação R, ferramenta estatística com amplo poder de processamento, empregada no tratamento e análise de um grande volume de informações.

Além de conteúdos escritos, a nova SEP inclui mapas de Tipologia Climática produzidos segundo os Sistemas de Classificação de Thornthwaite (1948) e Thornthwaite e Mather (1955 apud AMORIM NETO, 1989), através do Índice Hídrico (Ih), Índice de Aridez (Ia), Índice de Umidade (Iu) oriundos do BHC, bem como o Sistema Köppen-Geiger, que categoriza as zonas climáticas com base na vegetação local e na quantidade e distribuição de precipitação anual e da temperatura anual e mensal. Complementando ainda, os mapas de Pluviometria (isoietas) e Temperatura (isotermas).

Foram produzidos um total de 964 balanços hídricos climatológicos disponibilizados em forma de tabelas e gráficos, de acordo com a capacidade de água disponível, a saber: 75mm; 100mm; 125mm e 200mm.

A presente publicação contribui para suprir uma lacuna de informação atualizada sobre essa temática, reafirmando o compromisso da SEI, diante de um dos maiores desafios da sociedade contemporânea "a crise climática" com impactos diretos, como catástrofes naturais, e indiretas, como a escassez de água e a insegurança alimentar.

Esses estudos poderão propiciar a análise de medidas de mitigação ou adaptação, dando suporte à tomada de decisões pelo poder público.

Acesse agora a publicação e saiba mais sobre os dados apurados.

Data: 24/01/2024

Fonte: Ascom/SEI

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates