O turismo na Bahia cresce acima da média nacional pelo terceiro trimestre consecutivo

O volume das atividades turísticas na Bahia, no 3º trimestre de 2023, expandiu 17,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, após avançar 11,9% em 2022, na mesma base de comparação. Esse resultado é a terceira maior variação já registrada na série histórica iniciada em 2011 para esse tipo de comparação e contribuiu positivamente para o índice nacional, que avançou 6,5%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta segunda-feira (22/01), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.

Entre as informações de destaque no boletim, o fluxo de passageiros (em voos domésticos e internacionais) nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 10,8% no terceiro trimestre de 2023 contra o mesmo trimestre de 2022, impulsionado pelo aumento da movimentação registrada nos aeroportos de Salvador (21,8%) e Vitória da Conquista (31,1%). Somente no terceiro trimestre o fluxo em voos internacionais na Bahia contabilizou próximo de 79 mil passageiros, com expansão de 65,4% em relação ao mesmo trimestre de 2022. Esse é o segundo melhor resultado em valor absoluto após a pandemia.

Os pedágios das rodovias que perpassam o estado da Bahia registraram incremento de mais de 916 mil veículos em trânsito, o que representa uma ampliação de 5,2%, em relação ao terceiro trimestre de 2022, impulsionada pela expansão do fluxo contabilizada pelas três concessionárias que administram as rodovias baianas

A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) próximo de R$ 992 milhões referente as Atividades Características do Turismo no terceiro trimestre de 2023, com expansão nominal de 15,6% em relação ao ano de 2022. Esse resultado foi impulsionado por mais de 70% das atividades investigadas.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 64,95% no terceiro trimestre de 2023, valor superior ao observado no mesmo trimestre do ano anterior (59,3%). Esse resultado é superior 5,6 p.p. em relação ao ano de 2022. É importante ressaltar, que essa é a segunda melhor taxa média registrada em toda a série histórica nessa comparação. A primeira (64,97%) foi registrada no ano de 2018.

Aproximadamente 12 mil veículos adicionais passaram pelo Sistema Ferry-Boat, na travessia São Joaquim-Bom Despacho, no terceiro trimestre de 2023, o que representa uma expansão de 6,1% em relação ao mesmo trimestre de 2022. Pelo mesmo sistema, passaram a mais 77 mil passageiros, representando crescimento de 6,8% na mesma análise comparativa

O setor de turismo incorporou 2.203 novos postos de trabalho com carteira assinada no terceiro trimestre de 2023, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+1.173 vagas), Hotéis e similares (+298 postos) e Transporte rodoviário de táxi (+201 vínculos). Com a mesma tendência de crescimento, a zona turística que registrou maior número de trabalhadores formais foi a Baía de Todos-os-Santos (+699 vagas).

É importante destacar que o setor do turismo na Bahia, especificamente no terceiro trimestre de 2023, foi impulsionado pelos aumentos de receita nos ramos de organização de eventos, locação de automóveis, transporte rodoviário de táxi, restaurantes, hotéis, agências de viagens, e transporte rodoviário coletivo de passageiros. Os investimentos das empresas públicas e privadas para a realização das festas populares e religiosas na Bahia, nesse período, como a Romaria do Bom Jesus da Lapa, a Novena de Santa Dulce dos Pobres, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, as comemorações de São Bartolomeu e outras, movimentaram o turismo religioso. A ampliação das rotas de voos e a atração dos grandes congressos foram fatores que contribuíram positivamente para o bom desempenho do turismo no estado da Bahia.

A expectativa é de manutenção do crescimento do setor de Turismo para o quarto trimestre, com taxa igualmente expressiva, com a realização das festas populares e religiosas nesse período, a exemplo da Novena de Santa Luzia, da Festa de Santa Bárbara, da novena em honra a Nossa Senhora da Conceição da Praia, da Festa do Bom Jesus dos Navegantes, entre outras. Além disso, as festas natalinas e de virada de ano realizadas em Salvador e em grande parte dos demais municípios baianos também contribuem consideravelmente para o excelente desempenho do setor. Assim como, a realização dos cruzeiros marítimos para a temporada de 2023 e 2024, com estimativa de atrair grande quantidade de turistas para a capital baiana.

Acesse o boletim completo.

Data: 22/01/24

Fonte: Ascom/SEI