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Em novembro, varejo baiano retraiu as vendas em 2,2%  

As vendas do varejo baiano registraram retração de 2,2% no mês de novembro de 2023 frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal – enquanto o cenário nacional apresentou estabilidade (0,1%). Em relação a igual mês do ano anterior, as vendas na Bahia expandiram 4,0%, sendo o décimo terceiro mês consecutivo positivo e sétimo melhor resultado do país. No Brasil, na mesma base de comparação, as vendas expandiram em 2,2%.

No acumulado do ano, as variações também foram positivas em 5,0% e 1,7%, respectivamente, nos âmbitos estadual e federal. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

Em novembro, a retração verificada nas vendas na comparação ao mês de outubro/2023 resulta de uma suave queda no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas que cedeu 0,2%. Esse comportamento impactou negativamente na Black Friday nesse ano. Já em relação ao ano anterior, a expansão nas vendas do varejo em novembro revela que o setor segue influenciado por fatores positivos como a pressão atenuada dos preços, a despeito dos juros ainda permanecerem em patamar elevado, e queda do nível de endividamento. Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em novembro/2023 houve redução do número de famílias endividadas chegando a 76,6% das famílias.

Outro aspecto a ser ressaltado é o aumento do emprego. De acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), no mês de novembro de 2023, a Bahia gerou 7.374 postos de trabalho com carteira assinada. Assim, com a resilência do mercado de trabalho, programas voltados para a quitação de dívidas e deflação dos preços dos produtos, o estímulo para o aumento do consumo deve continuar.

Por atividade, em novembro de 2023, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de novembro de 2022, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Combustíveis e lubrificantes (9,3%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,2%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,7%), Tecidos, vestuário e calçados (3,9%) e Móveis e eletrodomésticos (0,1%). Os demais apresentaram comportamento negativo, são eles: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,8%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-23,1%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-43,6%).

Na série sem ajuste sazonal, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Combustíveis e lubrificantes e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos exerceram as maiores influências positivas para o setor. O comportamento do primeiro é atribuído à deflação verificada no grupo de alimentos e bebidas, de acordo com os dados do IBGE.

Combustíveis e lubrificantes volta a registrar crescimento nas vendas. O seu comportamento foi influenciado pela queda verificada nos preços dos combustíveis, principalmente para os preços da gasolina, que registrou deflação de 3,57% de acordo com o IPCA de novembro, bem como o efeito base, uma vez que em igual período do ano anterior houve expansão de 19,0%.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos foi o terceiro com maior influência para as vendas no setor. O seu comportamento se justifica pela deflação verificada nos bens de alguns produtos comercializados pela atividade e em função do efeito renda, uma vez que houve aumento do emprego.

 

COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO

O comércio varejista ampliado denominado de Atacado Selecionado e Outros e que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou expansão de 6,2% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses houve crescimento de 1,5%.

O segmento Veículos, motos, partes e peças registrou taxa positiva de 11,6% nas vendas em relação à igual mês do ano anterior. Nesse mês de novembro, as vendas no segmento se intensificaram, refletindo o lançamento de novos modelos, a disponibilidade do crédito e a base de comparação deprimida em relação a novembro de 2022. Para a análise dos últimos 12 meses a taxa foi negativa em 4,1%.

Em relação a Material de construção, a expansão nos negócios foi de 28,5% na comparação com o mesmo mês de 2022. Esse movimento é atribuído ao efeito base, pois em igual mês do ano passado a taxa foi negativa em 9,8%, ao arrefecimento dos preços dos produtos comercializados no ramo, geração de emprego e elevação real da massa salarial. Para o acumulado dos últimos 12 meses houve expansão de 7,9%.

Quanto ao segmento de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo foi registrado expansão de 6,0%. O crescimento verificado nas vendas nesse segmento se deve ao efeito da atenuação da inflação. Para o acumulado do ano a taxa foi negativa em 5,2%.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 17/01/24

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