Volume de serviços na Bahia caiu 0,6% em novembro de 2023

Em novembro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com outubro, retraiu 0,6%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Na comparação com novembro de 2022, o setor cresceu 6,0%.

Na comparação mensal, a Bahia não acompanhou o comportamento da média nacional (0,4%) e perdeu parte da expansão de 1,5% registrada no mês de outubro. Entre os onze resultados apresentados no ano de 2023, essa é a quinta queda registrada para esse tipo de comparação.

Na comparação com novembro de 2022, o crescimento de 6,0% foi puxado por todas as cinco atividades pesquisadas, com destaque para Serviços profissionais, administrativos e complementares (17,1%), que contabilizou a variação mais expressiva, Serviços de informação e comunicação (6,3%), Serviços prestados às famílias (3,6%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,9%) e Outros serviços (1,5%). Nessa análise, cabe destacar que o resultado da Bahia é superior à média nacional (-0,3%).

Na comparação com o acumulado dos onze primeiros meses do ano de 2022, o setor expandiu 6,9%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (12,8%), seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,9%), Serviços prestados às famílias (8,2%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,2%) e Outros serviços (2,0%). Nessa análise cabe também destacar que o resultado da Bahia é superior à média nacional (2,7%).

Já no acumulado dos últimos doze meses, em relação ao mesmo período anterior, o setor ampliou 6,7%, e todas as cinco atividades cresceram, com destaque para Serviços de informação e comunicação (11,3%), Serviços prestados às famílias (7,5%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%), Outros serviços (5,6%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,0%). Mais uma vez o resultado da Bahia é superior à média nacional (3,0%).

O volume das atividades turísticas caiu 7,0% em novembro de 2023 na Bahia

Em novembro de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil caiu 2,4% ante o mês imediatamente anterior, segundo resultado negativo consecutivo, período em que registrou uma perda acumulada de 3,4%. Em termos regionais, dez dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de queda verificado na atividade turística nacional. Nessa comparação, a Bahia (-7,0%) apontou a segunda variação negativa mais expressiva entre os locais.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de novembro do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 2,8%. Em termos regionais, sete dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (1,8%) apontou a quinta variação positiva mais expressiva.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 7,5%, nos onze primeiros meses do ano de 2023, frente a igual período de 2022. Em termos regionais, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise, cabe destacar que a Bahia (12,6%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 7,9%, nos últimos doze meses, frente a igual período do ano anterior. Em termos regionais, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (11,8%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva entre os locais e superior à média nacional.

Acesse o boletim completo.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 16/01/24