• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Novo Centro de Inteligência Geográfica e Ciência de Dados – CIGData da SEI será ponto de convergência da informação no Estado

Na manhã desta terça-feira, 26, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) inaugurou dois pontos do Centro de Inteligência Geográfica e Ciência de Dados – CIGData. Os pontos são localizados na Biblioteca Rômulo Almeida, no prédio da SEI (Centro Administrativo da Bahia), e no Parque Tecnológico da Bahia (3º andar, sala do CIGData), onde está sendo instalado um laboratório multidisciplinar e colaborativo de estudos e pesquisas geoespaciais e de dados do Estado.  

Com a presença do vice-governador do Estado da Bahia, Geraldo Júnior, os secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, além do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, foram apresentados os dois espaços e suas múltiplas funções.  A sala digital do CIGData, na Biblioteca Rômulo Almeida, já se encontra em pleno funcionamento e oferece terminais de acesso às plataformas do CIGData. Lá, pesquisadores podem também agendar consultas com os especialistas da SEI para esclarecer dúvidas. O segundo ponto, no Parque Tecnológico, está sendo preparado para receber recursos externos, ampliando o escopo de produtos e serviços do laboratório. O centro se apoia em servidores de alto desempenho, workstations de última geração e drones para análises geoespaciais e de dados.   

O vice-governador Geraldo Júnior reforçou a importância do trabalho conjunto dos órgãos do governo para os resultados em curso. “O governo é um só e a SEI está tendo um papel transversal fantástico com as outras secretarias”, disse. “Essa união se traduz na entrega oficial hoje do CIGData. A secretaria de Ciência e Tecnologia oferece esse espaço para ser a sede operacional da inteligência geográfica da SEI. A inovação e a tecnologia e a aplicação de pesquisas científicas são fundamentais para que a gente possa superar, principalmente, o tema que aflige a todos nós, que é a superação da fome e da pobreza na Bahia”.   

O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, informou que a SEI foi a única instituição baiana a se habilitar no edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação) para concorrer, com o CIGData, a um edital de R$ 25 milhões. “Essa infraestrutura é singular na Bahia e é uma parte vital da missão de estabelecer a excelência em geração de informação para o planejamento. Mas o verdadeiro diferencial do CIGData está em sua equipe técnica e científica. Com profissionais multidisciplinares e interinstitucionais, o centro vai reunir especialistas em análise geoespacial, business intelligence e big data. Além disso, promove colaboração e inovação por meio de parcerias com instituições de pesquisa, empresas e órgãos governamentais, permitindo a troca de conhecimento e expertise”, explicou.  

André Joazeiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), ressaltou a importância da parceria para alavancar a produção de informação e conhecimento na Bahia. “A gente está fazendo um trabalho conjunto, porque o governo é um só. A SEI agora é uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, então, apoiar a primeira ICT do Estado é uma obrigação nossa”.   

Na mesma linha, o secretário do Trabalho (Setre), Davidson Magalhães, frisou a importância da informação para o desenvolvimento. “Não tem emprego e renda no século XXI sem informação e sem ciência e tecnologia. Ter um centro que pode agregar um conjunto de informações para definição de políticas públicas é decisivo para o estado da Bahia. Precisamos aprender que isso é fundamental, não tem desenvolvimento econômico, não tem geração de emprego, sem informação qualificada”.  

Também participaram do evento Luana Pimentel, diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), representando o secretário Eduardo Martins, o superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Bahia, André Urpia, e a Supervisora de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia, Mariana Viveiros, os procuradores Ricardo Vilaça e Marco Valério, representando a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Carlos Borel, chefe de gabinete da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), os vereadores Joceval Rodrigues e Silvio Humberto, e os ex-vereadores Ariane Carla e SuperGeraldo, entre outros presentes.  

 

 

Fonte: Ascom/SEI

Fotos: Carlos Alberto/Vice-Governadoria

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates