SEI participa de seminário sobre o Censo 2022 e reafirma parceria com IBGE

“O Censo 2022 pode não ter sido perfeito, mas foi o melhor de todos os tempos”. A fala de Cimar Azeredo, presidente interino e diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na abertura do seminário sobre o Censo, em Salvador (BA), resumiu o tom das apresentações e discussões do evento, realizado no dia 15/06, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão estadual de estatística.

O objetivo do seminário, realizado no auditório do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), foi apresentar a situação atual do 13º Recenseamento Geral do Brasil, discorrendo sobre os indicadores da etapa da coleta das informações, as barreiras e desafios encontrados, os avanços e as inovações implementadas numa das maiores operações censitárias do mundo, com o intuito de preparar os potenciais usuários do Censo Demográfico, além de sinalizar os próximos passos.

Na mesa de abertura, o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, destacou a magnitude dos dados que o Censo 2022 vai trazer e como eles irão facilitar o trabalho da SEI na produção de informações locais.

O superintendente estadual do IBGE na Bahia, André Urpia, agradeceu às equipes censitárias estaduais pelo trabalho incansável realizado durante a coleta do Censo. Também participaram do evento o coordenador Técnico do Censo 2022, Luciano Duarte, e o diretor de Geociências, Claudio Stenner.

Dimensão do trabalho

Em sua apresentação, o presidente interino do IBGE abordou os principais tópicos que marcaram a operação censitária: dos desafios para contratar recenseadores à importância da presença de observadores internacionais, que vieram orientar e aprender com o Censo no país, passando pelas ações de divulgações realizadas de forma coordenada em todos os estados, como o “Favela no Mapa”. Cimar também enalteceu a qualidade da cobertura do Censo 2022, expondo os diversos métodos que foram implementados para supervisionar o trabalho de coleta em todo o país.

Ao fim da sua apresentação, o presidente respondeu a perguntas do público, formado por pesquisadores universitários, técnicos da SEI e representantes de instituições como Projeto Axé, Central Única das Favelas (CUFA), a União de Municípios da Bahia (UPB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entre outras.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 14/06/2023