• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI discute conjuntura economia em encontro com a Seplan

A conjuntura econômica foi tema de encontro realizado, ontem (15.05), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), em uma iniciativa conjunta com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que contou com a participação do secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, e do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.
O diretor de Indicadores e Estatística da SEI, Armando Castro, apresentou  o número de empregos gerados pela Bahia no primeiro trimestre de 2023, sendo o total de 526 mil empregos gerados no país. “A Bahia gerou 21 mil empregos de carteira assinada no primeiro trimestre, saldo que poderia ser ainda melhor se não fosse o setor do comércio, que apresentou saldo negativo impactado pelo nível de endividamento da população”.


O especialista em conjuntura econômica, Luiz Mário Vieira, foi o responsável por traçar um panorama atual dos cenários internacional e nacional, além de apresentar os resultados dos principais indicadores econômicos do primeiro trimestre de 2023, que refletem no desempenho da economia baiana, tais como: os índices de crescimento dos setores da indústria, agropecuária e serviços, as taxas de desemprego e da inflação no período, além dos resultados da balança comercial.

Com relação aos setores econômicos, o setor de serviços é o que apresenta o melhor resultado, de acordo com o especialista. “O setor de serviços é o que tem o maior peso na economia baiana, com mais de 60% do PIB, e que apresenta uma taxa de crescimento próxima a 7%, com geração de emprego e renda”, destaca Vieira.
Para o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, o trabalho realizado pela SEI é fundamental para a sociedade baiana, especialmente, para o conjunto de secretarias e órgãos públicos. “Nós que desenhamos programas, formulamos políticas públicas e fazemos estimativas de receitas, precisamos dessas informações consolidadas. Por isso, o estreitamento ainda maior da relação entre a Seplan e a SEI deve ser constantemente fomentado”.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 11/05/2023

Free Joomla! templates by Engine Templates