• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Municípios com maior expansão no IDEM tiveram dinâmica impulsionada por agropecuária e indústria

Os municípios que mais se destacaram no Índice da Dinâmica Econômica Municipal (IDEM), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), tiveram expansão econômica atrelada às atividades da agropecuária e da indústria. O município de Pedro Alexandre (171,35%), localizado no nordeste da Bahia, apresentou a maior expansão no indicador, determinada pelo aumento na produção de milho. Outros municípios que se destacaram foram, nesta ordem: Itiúba (138,69%), Coronel João Sá (81,94%), Itapebi (71,52%), Sobradinho (70,79%), Paulo Afonso (61,30%), Itapicuru (61,03%), Brejões (51,27%), Adustina (37,96%) e Sento Sé (29,69%). 

Os resultados são referentes ao ano de 2020, em comparação a 2019. O IDEM é um indicador calculado anualmente pela SEI para mensurar a dinâmica da base econômica dos 417 municípios baianos. Permite perceber a expansão ou contração do conjunto de atividades econômicas que fazem parte da economia municipal: agropecuária, indústria e serviços.  

Os resultados destacam a produção agrícola, em especial a cultura do milho, que devido às condições climáticas favoráveis no ano apresentaram boa produtividade. Também houve ampliação puxada pela indústria de geração de energia. 

Na agricultura, além do município de Pedro Alexandre, destacaram-se Itiúba (produção de mandioca e milho), Coronel João Sá (milho), Itapicuru (milho, mandioca e laranja) e Adustina (milho).  

No município de Brejões, o destaque ficou por conta da atividade de alojamento e alimentação. Os municípios de Itapebi, Sobradinho e Paulo Afonso tiveram expansão associada ao incremento na geração de energia elétrica (produção de energia cresceu 265%, 78% e 76%, respectivamente, nos municípios). É importante destacar que o ano de 2020 apresentou bom índice pluviométrico, favorecendo a geração de energia hidroelétrica. No município de Itapebi, o crescimento na geração de energia pode também estar atrelado à adoção de novas tecnologias de geração e ao telecomando das redes de transmissão e distribuição, dentre outros fatores.  

O município de Sento Sé, situado no norte da Bahia, se destacou por conta da geração de energia eólica.  

Resultado acumulado na série histórica  

Os 10 municípios com maior variação acumulada na série histórica, período 2003-2020, foram: Itapebi (instalação da Usina Hidrelétrica Itapebi), Pedro Alexandre (atividades agrícolas, como milho e feijão), Morro do Chapéu (energia eólica), Jaborandi (atividades agrícolas, como soja, milho e algodão, e instalação de indústria de laticínios), Fátima (agropecuária, produção de feijão e milho), Nilo Peçanha (pesca, ecoturismo, produção agropecuária nas culturas de banana, cacau e produção de camarão), Mulungu do Morro (energia eólica, instalação das geradoras com a fabricação de motores, peças e acessórios), Ruy Barbosa (indústria calçadista), São Gonçalo dos Campos (atividade avícola, fumicultura, prestação de serviços empresariais e o comércio), Coronel João Sá (produção de milho e feijão). 

Fonte: Ascom/SEI

Foto: Ascom/Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre

Data: 12/04/2023  

 

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates