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Em dezembro, vendas do varejo baiano crescem em 1,3%

O varejo baiano registrou variação positiva de 1,3%, no mês de dezembro, em relação a igual mês do ano anterior. Entretanto, na análise sazonal, as vendas recuaram 1,0%. Já no país, a taxa mensal foi de 0,4%, representando estabilidade nos negócios, e retração de 2,6% em relação ao mês imediatamente anterior. No acumulado do ano, na Bahia a queda nos negócios foi de 3,4%, enquanto no Brasil houve expansão de 1,0%.  Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

O crescimento nas vendas do comércio varejista em dezembro decorre do período festivo, em que há no mercado um apelo para o consumo, dadas as comemorações natalinas e a realização do réveillon. Essa estratégia, associada à desaceleração na elevação dos preços, ao efeito ainda positivo no mercado de trabalho, em função das contratações temporárias de fim de ano e o pagamento do décimo terceiro salário impulsionaram o setor. 

Por atividade, em dezembro de 2022, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de dezembro de 2021, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. O avanço nas vendas foi verificado nos segmentos de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (40,1%), Combustíveis e lubrificantes (29,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (16,6%), Móveis e eletrodomésticos (2,4%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,2%). Os demais segmentos registraram comportamento negativo são eles: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-6,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-9,1%), e Tecidos, vestuário e calçados (-9,1%). No que diz respeito aos subgrupos, verificam-se que as vendas de Móveis recuaram 6,3%. Enquanto Eletrodomésticos, e Hipermercados e supermercados registraram avanço de 7,0% e 3,2%, respectivamente.

COMPORTAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou retração de 7,1% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. Esse comportamento resultou no acumulado dos últimos 12 meses, variação foi negativa de 6,7%.

O segmento Veículos, motos, partes e peças recuou de 27, 0,% nas vendas em dezembro de 2022, em relação à igual mês do ano passado. Esse resultado negativo se repete pelo nono mês consecutivo e pode ser atribuído ao encarecimento do crédito, ao elevado grau de endividamento das famílias e ao efeito estatístico, pois em igual mês do ano de 2021 houve crescimento na atividade de 26,2%. Para a análise dos últimos 12 meses a taxa foi negativa em 15,0%.

Em relação a Material de construção, as vendas em dezembro caíram 4,1%, na comparação com o mesmo mês de 2021. Esse comportamento é influenciado pelo comprometimento da renda do consumidor, resultando no adiamento da realização de benfeitorias nos imóveis, como é de costume num período de fim de ano. Para o acumulado dos últimos 12 meses a retração foi de 5,7%.

Fonte:ASCOM/SEI
09/02/2023

Fonte da imagem: Divulgação/Agência Brasil

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