• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI e Casa Civil alinham trabalhos para o programa Bahia Sem Fome

Na manhã dessa quinta-feira (02/02), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) recebeu a visita do coordenador do programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, da Casa Civil. No encontro, o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, apresentou as primeiras ações do Grupo de Trabalho (GT SEI – Fome e Pobreza) criado para elaboração de diagnóstico e produção de evidências científicas para subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas destinadas à erradicação da miséria, à redução da pobreza e ao combate à fome no estado da Bahia.

O GT instituído pela Portaria Nº 04, de 25 de janeiro de 2023, vai mapear e sistematizar estudos, pesquisas e publicações técnico-científicas sobre o tema; caracterizar a população em condição de fome e pobreza no estado da Bahia, a partir de características demográficas e de distribuição espacial; identificar as políticas públicas existentes e as estatísticas de atendimento associadas; conhecer outras experiências exitosas de políticas de combate à fome e à pobreza nas três esferas de governos; apontar direcionadores para a elaboração de políticas públicas, sugerindo ações que apresentem resultados de curto, médio e longo prazo.

“O GT foi criado para apoiar o Governo do Estado com estudos e pesquisas para o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, com destaque para o programa Bahia Sem Fome. Assim, esperamos compreender melhor este fenômeno persistente em nosso país e contribuir para a elaboração de soluções mais resilientes às disfuncionalidades da nossa sociedade e a fatores conjunturais que possam gerar crises socioeconômicas agudas”, explicou o diretor-geral da SEI, Acácio Ferreira.    

O coordenador Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome da Casa Civil, Tiago Pereira, sinalizou a dimensão estruturante do programa Bahia Sem Fome. “É uma política não apenas emergencial, mas uma ação estruturante, amparada na Lei Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia”, disse. O gestor ressaltou a importância de informações para subsidiar a política, com destaque para recortes sobre povos originários e comunidades tradicionais, agricultura familiar e população em situação de rua. 

Fome e Pobreza é tema do Pensar a Bahia

A equipe do GT SEI – Fome e Pobreza, coordenada pelo diretor de Pesquisas da SEI, Jonatas Silva do Espírito Santo, com a participação de representantes das demais áreas técnicas (as diretorias de Indicadores e Estatística, de Estudos e de Geoinformação), apresentou a metodologia do trabalho, que engloba três eixos: inventário de indicadores; inventário de políticas públicas; e inventário de estudos sobre o tema. Os resultados vão gerar informações agregadas em recortes como insegurança alimentar, insegurança hídrica, agricultura familiar, extrema pobreza, condições de moradia, saúde, educação, trabalho e rendimento e outros. Todo o conteúdo terá transparência na plataforma do projeto Pensar a Bahia, da SEI (www.sei.ba.gov.br), que tem Fome e Pobreza como tema da próxima edição.

Fonte:ASCOM/SEI
02/02/2023

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates