Geoday discute implementação da Unidade Regional de Geotecnologia em Salvador

Não Publicado

A última quinta (17) foi dia de discutir geotecnologia, em mais uma edição do Geoday. O  evento é organizado pela comissão estadual de cartografia, que promove encontros para divulgação da temática. Nesta edição, o evento contou com a participação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para comentar a chegada da Unidade Regional para a Bahia, que irá capitanear o Nordeste. “Conseguimos esse feito por conta do grau de desenvolvimento da IDE Bahia”, afirma Fábio Sampaio, subcoordenador de Geoprocessamento da Conder e um dos organizadores do Geoday. Sampaio explica que a Unidade Regional de Geotecnologia será responsável por fazer toda a digitalização e produção de cartografia das SPUs regionais. “É como se fosse uma IDE do Patrimônio da União, que vai se utilizar da IDE-Bahia no que estiver disponível de dados”, comenta.

O diretor de Informações Geoambientais da SEI, Cláudio Pelosi, reforçou a importância de espaços como o do Geoday: “ Sempre trazemos aqui experiências de projetos de tecnologia, de empresas que querem apresentar sérvios e produtos. Nesse trouxemos um projeto, que é uma parceria do estado com o governo federal, e analistas que vieram apresentar suas atividades em curso dentro dos órgãos do próprio estado. O Geoday serve para isso – fazer uma troca de conhecimento”.

O evento contou com apresentações que abordaram também detalhes acerca das SPUS, com Fabrício Machado e Cárita Sampaio, chefe da divisão de Informação Geoespacial da SPU, que abordou o tema “Rede de Ciência e Tecnologia de Geo na SPU e o processo de criação das Unidades Regionais de Geoinformação”. “O programa de modernização vai criar um sistema único para o SPU, com inteligência espacial. Isso significa que vamos incorporar a cartografia que hoje é separada do cadastro do imóvel ao cadastro, fazendo uma gestão espacial sistematizada”, explica Cárita.

Além de Fábio Sampaio, Fabrício Machado, Cárita Sampaio, e Cláudio Pelosi, estiveram presentes também Paulo de Tarso Ribeiro, subcoordenador de Cartografia e Geodésia da Conder, Fabíola Alves, superintendente substituta da SPU-Bahia e Samuel Cardoso, coordenador-geral de incorporação do Patrimônio.