Diretor-geral da SEI participa de Fórum Latino Americano Geoespacial

Não Publicado

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), participou nesta quinta (12) do Latin America Geospatial Forum 2013 que ocorreu no Centro de Convenções Sul-America, no Rio de Janeiro. Geraldo Reis, diretor-geral da SEI, realizou uma apresentação sobre o projeto de Atualização dos Limites Intermunicipais da Bahia, apontando as características e andamento do projeto, além de um detalhamento do trabalho e de seus resultados.

Para Reis, a participação da SEI no evento foi importante “uma oportunidade de estabelecer contato com instituições parceiras, como o IBGE e o Exército Brasileiro, além das empresas parceiras na área de Geotecnologia”. A palestra, que também abordou questões acerca de limites interestaduais, integrou o primeiro dia da programação do evento, que vai até o dia 13 de setembro. “A apresentação causou um bom impacto, em especial pelo pioneirismo do trabalho. Além disso, o projeto de Atualização de Divisas Intermunicipais está sendo uma experiência bem sucedida que, inclusive, o IBGE quer levar para os outros estados. O projeto já é, sem dúvida, um benchmarking para o país”, avalia Reis.

Atualização de Limites - Atualmente, 85% da área total do território do Estado da Bahia já foi percorrida, com 357 municípios beneficiados com levantamento para atualização dos seus limites. Dos 27 Territórios de Identidade, nove já possuem leis sancionadas, além dos quatro com projetos de lei aprovados nesta última quinta. Restam 60 municípios, em quatro territórios de identidade, para realização do trabalho de campo, que consiste na visita de técnicos da SEI e o do IBGE, percorrendo todos os municípios para verificação de suas divisas territoriais.