O Grupo Boticário vai ampliar a produção e gerar mais empregos na planta instalada em Camaçari, impulsionado pelo aporte de novos investimentos e pela conexão mais próxima com um conjunto de fornecedores. A empresa inaugurou dia 18, com a presença do governador Rui Costa, o Polo da Beleza Grupo Boticário e apresentou planejamento de expansão a ser executado nos próximos anos. . As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

A expansão do Grupo Boticário no Polo Industrial de Camaçari consolida um ecossistema industrial de beleza na Bahia. Com investimentos previstos da ordem de R$ 600 milhões até 2023 e a instalação de fábricas fornecedoras no local, deverão ser gerados mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) mostram que a Bahia foi o estado que mais investiu em pesquisa mineral nos anos de 2019 e 2020. Mais de R$ 600 milhões foram investidos tanto durante a fase de autorização de pesquisa, quanto durante a fase de lavra.

Ao longo dos últimos dez anos (2010 a 2020) foram mais de 1,8 bilhões de investimento em pesquisa mineral o que de acordo com o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, reflete no resultado que a mineração vem mostrando. “Estávamos em quinto lugar na arrecadação de Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) e hoje já disputamos com Goiás a terceira posição. Sem dúvida isso é reflexo do que foi e continua sendo investido na pesquisa”, ressalta Tramm.

Com a presença do Governador da Bahia, Rui Costa, foi lançada em 19/11, com uma cerimônia realizada na sede da Veracel, em Eunápolis, a implantação da BA-658 e a construção de uma nova ponte sobre o rio Jequitinhonha. A nova rodovia de 25 quilômetros vai ligar as rodovias BA-275 e BA-982, e facilitará o acesso da produção de madeira da nossa área florestal para a fábrica, trazendo importantes ganhos logísticos para a operação da companhia. Com um investimento de cerca de R$95 milhões, a estrada ainda deve favorecer o desenvolvimento da região e o aumento do fluxo turístico local, com a redução da distância entre os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras. O início da obra está previsto para dezembro deste ano e o prazo para sua conclusão é de um ano. A rodovia irá contemplar a construção de uma nova ponte de 360 metros sobre o Rio Jequitinhonha, beneficiando diretamente os moradores dos municípios de Belmonte, Itapebi e demais municípios da região ao facilitar o acesso da população a serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outros.

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (Imec-SSA) calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), retraiu 1,9%, em setembro de 2021, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após cair em julho (-0,1%) e agosto (-2,2%) de 2021. Essa taxa negativa contribuiu para o índice acumular perda de 4,2%.

Três das seis variáveis que compõem o indicador puxaram o índice para baixo, com destaque para Passageiros de ônibus intermunicipais (-9,6%), que apontou a variação negativa mais expressiva, seguida por Carga portuária (-7,4%) e Passageiros de ônibus urbanos (-0,7%). O Consumo de energia elétrica (0,0%) contabilizou estabilidade relativa. Em contrapartida, Consumo de combustível (8,5%), e Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (1,3%), avançaram.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782