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Volume de serviços na Bahia caiu 0,8% em setembro de 2021

O volume de serviços na Bahia caiu 0,8% na comparação com o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal. As informações com foco no segmento baiano, analisadas nesta sexta-feira (12) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE.

Nessa análise o resultado da Bahia seguiu o mesmo comportamento da média nacional (-0,6%), perdendo parte do ganho registrado em agosto (1,3%). É importante destacar, que as duas primeiras semanas de setembro do ano corrente foi marcada pela suspensão da realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todo território do estado da Bahia. O que refletiu no resultado do setor.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços na Bahia avançou 19,7%. Todas às atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (128,0%), que contabilizou a sexta variação positiva consecutiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012, para os meses de setembro. Essa atividade também apresentou resultado superior àquele observado no mesmo mês do ano anterior (-48,5%), seguida pela atividade de Outros serviços (34,5%) que também registrou variação positiva significativa, a primeira variação positiva depois de uma sequência de três taxas negativas. A atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (15,6%) apontou a sétima taxa positiva consecutiva neste ano. Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (12,0%), com a sétima taxa positiva consecutiva para esse ano. Serviços de informação e comunicação (2,3%) apresentou a sexta taxa positiva consecutiva neste ano. É importante destacar que o resultado da Bahia é superior à variação registrada pelo Brasil (11,4%).

O indicador no acumulado no ano ampliou 12,5%, puxado pela atividade de
Serviços prestados às famílias (48,4%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (17,2%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (4,4%), Outros serviços (3,9%) e Serviços de informação e comunicação (0,4%). E, no indicador do acumulado nos últimos 12 meses cresceu 7,6%, impulsionado principalmente, Serviços prestados às famílias (20,1%).

Com relação à receita nominal de serviços, houve expansão de 28,2% na comparação com setembro de 2020. O indicador no acumulado no ano ampliou 14,9% e o indicador no acumulado nos últimos 12 meses cresceu 9,4%.

Turismo

No que tange ao volume das atividades turísticas, na comparação com o mês imediatamente anterior, a atividade apresentou expansão de 1,5%, resultado superior à média nacional (0,8%), motivada principalmente, pela manutenção do funcionamento de hotéis, pousadas e demais estabelecimentos de alojamento, templos religiosos e igrejas, clubes sociais, recreativos e esportivos, contribuindo para atração e movimentação de turistas no estado.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o volume das atividades turísticas na Bahia expandiu 104,7%. É importante ressaltar que, em termos de variação, a Bahia contabilizou a taxa mais expressiva, seguida por Pernambuco (86,0%) e Rio Grande do Sul (65,1%). Esse resultado se deve, em parte, à queda de 44,9% registrada em setembro do ano passado e pela retomada da maioria atividades econômicas relacionadas ao setor.

Com relação à receita nominal, houve expansão de 121,4% na comparação com setembro de 2020. O indicador no acumulado no ano ampliou 42,0% e o indicador no acumulado nos últimos 12 meses cresceu 15,8%.

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