Para fortalecer os assentamentos rurais da Bahia, que buscam alavancar as produções na agricultura familiar, estão abertas as inscrições para a Chamada Pública que irá selecionar propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSC), formalizadas como assentamentos rurais, para consolidar as atividades produtivas, por meio de ações agropecuárias, entrega de equipamentos, agroindustrialização e comercialização de produtos. As inscrições seguem até o dia 30 de novembro de 2021 e o edital completo pode ser encontrado no endereço: http://www.car.ba.gov.br/node/14077. . As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
Estão previstos recursos de R$ 12 milhões e os assentados da reforma agrária podem inscrever propostas de investimentos exclusivamente na base de produção (até R$ 500 mil), na agroindustrialização, comercialização e base de produção (até R$ 1,5 milhão) ou com propostas para mais de um assentamento (até R$ 2 milhões com limite de R$ 500 mil por assentamento para a base de produção).
A notícia de que a mineradora Brazil Iron solicitou permissão ao Ministério da Infraestrutura (Minfra) para implantar um ramal ferroviário e um terminal ferroviário privado, movimentou o setor. O projeto, a ser desenvolvido inteiramente com capital privado, proporcionará o escoamento do minério de ferro produzido em Piatã-BA, na Chapada Diamantina, de forma mais eficiente e sustentável.
As obras estão previstas para iniciar em 2022, após a autorização do Minfra e do governo estadual, e deverão ter duração de 36 meses. Serão implementados 120 km de linha férrea, conectados ao entroncamento da Ferrovia Integração Oeste Leste (Fiol) com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em Brumado.
O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (Imec-SSA), em agosto, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), retraiu 2,1%, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após crescer de 0,2% em julho de 2021. Essa taxa negativa contribuiu para o índice perder parte do ganho acumulado entre abril e julho (19,1%).
Quatro das seis variáveis que compõe o indicador puxaram o índice para baixo, com destaque para os passageiros no aeroporto internacional de Salvador (-11,1%) que apontou a variação negativa mais expressiva, devido ao fim das férias do meio de ano, seguida por consumo de combustível (-11,1%), devido aos reajustes sucessivos em seus preços, depois passageiros de ônibus urbanos (-2,4%) e consumo energia elétrica (-0,4%). Em contrapartida, passageiros de ônibus intermunicipais (6,3%), e carga portuária (9,0%) avançaram.
Em setembro, segundo o Caged, a Bahia gerou 11.345 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 61.793 admissões e 50.448 desligamentos. Com este saldo, o estado passou a contar com 1.813.774 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,63% sobre o quantitativo do mês anterior. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela SEI.
Em termos absolutos, a Bahia (11.345 postos) ocupou a quarta posição na geração de postos celetistas entre os estados nordestinos. Dentre os entes federativos, ficou na décima colocação. Em termos relativos à variação do estoque, localizou-se mais abaixo no ranking, em oitavo lugar no Nordeste e na décima nona posição no Brasil.
Após uma agenda de 20 reuniões, em uma semana, o vice-governador da Bahia e secretário do Planejamento, João Leão, , e comitiva encerram a visita oficial a Portugal com a assinatura de um memorando de entendimentos com o Porto de Sines. O maior porto artificial português será a principal ponte dos novos negócios estabelecidos entre o estado brasileiro e o país. O anúncio foi feito durante o evento “Portugal Descobrindo a Bahia do Futuro”, realizado em Lisboa.
Novos investimentos da iniciativa privada também estão chegando ao setor portuário baiano este ano. Com operação em cinco portos no estado, a Intermarítima deve investir R$ 70 milhões para movimentar a cadeia logística no segmento.
A criação de um grande corredor logístico para o escoamento de grãos do Centro-Oeste, passando pela Bahia, está mais próxima do que se imagina. Depois de leiloar o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1), que vai ligar Ilhéus a Caetité, o Governo Federal projeta a concessão em um único bloco dos trechos 2 (entre Caetité e Barreiras), 3 (Barreiras a Figueirópolis, em Tocantins) e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). O leilão deve acontecer ainda em 2022, de acordo com o Ministério da Infraestrutura.
Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!