• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

A Bahia implantou recentemente o primeiro portal do Brasil por meio do qual é possível acompanhar os projetos baianos e ainda cadastrar propostas de novas PPPs e concessões

Estado pioneiro no país no setor de parceria público-privada (PPP), ao lado de São Paulo, a Bahia implantou recentemente o primeiro portal do Brasil por meio do qual é possível acompanhar os projetos baianos e ainda cadastrar propostas de novas PPPs e concessões. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), por meio da Secretaria Executiva de PPPs. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

O portal https://pppeconcessoes.ba.gov.br/portal_ppp  foi criado com o intuito de facilitar a gestão dos contratos baianos em vigor e ampliar a transparência das informações. A Bahia possui nove contratos de parcerias público-privadas e 40 de concessões em execução, totalizando mais de R$ 15 bilhões em investimentos em diversas áreas. “Com o novo portal, a Bahia firma-se na vanguarda nacional em transformação digital voltada para as PPPs, tornando-se o único estado brasileiro a contar com uma ferramenta completa de gestão de contratos na área”, ressalta o secretário da Fazenda do Estado da Bahia, Manoel Vitório.

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) expandiu 7,7%, em junho de 2021, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após crescer de 3,9% em maio de 2021. Essa é a terceira taxa positiva consecutiva, acumulando alta de 19,1% recuperando a perda acumulada registrada entre fevereiro e março (12,0%).

É importante destacar que o mês de junho foi marcado pela prorrogação de algumas medidas de combate à pandemia na capital baiana, mas essas elas não foram o suficiente para puxar o indicador para baixo. Mesmo com as restrições, apenas uma variável marcou retração, que foi passageiros de ônibus intermunicipais (-25,4%), uma vez que na semana do São João a rodoviária de Salvador ficou fechada pelo decreto estadual. A geração de emprego (+ 2.158 postos de trabalho) em Salvador, no referido mês, contribui favoravelmente na obtenção de renda e consequentemente, na ampliação da confiança do consumidor e do setor empresarial refletindo positivamente no desempenho econômico da cidade.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), em agosto, calculado pelo IBGE, ficou em 0,85% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Um crescimento de 0,11 p.p em relação a julho – que havia sido de 0,74%.Este também foi o maior índice registrado para um mês de agosto na RMS desde 2002, na época, foi registrado 1,11%. No entanto, ainda ficou levemente abaixo da média nacional para este mês, de 0,89%.

O IPCA-15 funciona como uma prévia da inflação oficial do mês, refletindo os preços coletados entre 14 de julho e 13 de agosto. No acumulado de 2021, o IPCA-15 da Região Metropolitana de Salvador está em 5,74%. A média do Brasil é de 5,81%

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates