Resultado das atividades do quarto trimestre vieram abaixo do esperado

Com base nos dados das pesquisas mensais do IBGE, referentes ao ano de 2020, sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, os resultados principalmente, do quarto trimestre, vieram abaixo do esperado afetando o acumulado no ano.

Os indicadores do quarto trimestre dessas pesquisas vieram aquém das projeções, demonstrado pela surpreendente queda nas vendas no varejo em dezembro (-6,6%) e que resultaram em variação estável de apenas 0,3% no último trimestre do ano, secundado por recuos no setor de serviços (-4,7%) e indústria (-2%).  Esses resultados arrefeceram as expectativas de um PIB mais robusto para o quarto trimestre de 2020 e terá impacto nas previsões recentes de desempenho da economia baiana no referido ano. No entanto, uma queda acentuada para o PIB do ano passado, projetada após a taxa do segundo trimestre, não se efetivará.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo clique aqui!

Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782