SEI apresenta dados sobre pobreza na Bahia

Na última sexta-feira (12), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou um panorama da Pobreza da Bahia durante a 26ª Reunião Ordinária da Comissão Estadual para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais, instância vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi). A apresentação foi realizada por Guillermo Etkin, Coordenador de Pesquisas Sociais da SEI, que apresentou os dados mais recentes da pobreza e extrema pobreza da Bahia, destacando suas características e evolução.

Etkin expôs os dados e debateu com os presentes em torno das perspectivas vindouras quanto à mitigação desta mazela social. "Estes espaços de convergência e construção crítica de pensamento são fundamentais para a consolidação de políticas públicas de enfrentamento às desigualdades sociais, em especial à questão do racismo estrutural", explica o coordenador. Em seguida, Natan Oliveira, Gerente de Políticas Públicas da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) apresentou as linhas gerais do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) 2035 e também debateu sobre a implementação de políticas públicas de estado capazes de enfrentar os desafios que o estado enfrenta, impulsionando suas potencialidades de forma inclusiva.

A 26ª Reunião da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais reúne lideranças de diversos territórios de identidades do estado, discutindo o fortalecimento e interiorização das políticas públicas que envolvem os segmentos tradicionais, num diálogo entre poder público e sociedade civil.

A Comissão Estadual para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais é uma instância colegiada, de caráter deliberativo, com a finalidade de coordenar a elaboração e implementação da Política e do Plano Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia. O grupo é formado por 18 representantes da sociedade civil dos seguintes segmentos: indígenas, ciganos, terreiros, marisqueiras e pescadores, fundos e fechos de pasto, geraizeiros, quilombolas e extrativistas, sendo composto também pelo poder público, em igual número.

Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782