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Em fevereiro, vendas no comércio varejista baiano crescem 5,7 %

As vendas no comércio varejista baiano cresceram 5,7% em fevereiro de 2019, quando comparado à igual mês de ano anterior. No varejo nacional, o volume de negócios cresceu 3,9%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano registrou taxa positiva de 0,7%. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio, analisados em âmbito estadual pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O resultado das vendas do varejo baiano em fevereiro anima o mercado quando se observa que a taxa mais próxima a 5,7% obtida pelo setor no ano passado foi no mês de novembro (5,1%), período em que o setor passou por campanhas promocionais como a Black Friday. Apesar dos dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas referente ao Índice de Confiança do Comércio (ICOM) e o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) indicarem retração ou acomodação nas variações das taxas para fevereiro.

O crescimento no volume de vendas nesse mês pode ser justificado pelo efeito calendário, dado ao deslocamento do feriado móvel do Carnaval, que em fevereiro de 2019 teve 20 dias, enquanto no mesmo mês do ano passado foram 18 dias. Além do efeito base, pois em fevereiro do ano passado a taxa foi negativa em 1,6%, dado a incerteza no cenário econômico vivenciado nesse período.

Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a fevereiro de 2018, revelam que seis dos oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento positivo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (15,8%); Móveis e eletrodomésticos (15,2%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,6%); Tecidos, vestuário e calçados (11,6%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,3%); e Combustíveis e lubrificantes (0,2%). Quanto aos demais que apresentaram comportamento negativo, têm-se: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-20,1%); e Livros, jornais, revistas e papelaria (-50,6%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variação positivas Móveis (19,1%), Eletrodomésticos (13,5%) e Hipermercados e supermercado (1,7%).

Em fevereiro, uma importante influência positiva veio do segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, seguido por Móveis e eletrodomésticos, e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

O segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc. intensificou o ritmo de crescimento nas vendas dos produtos que comercializam. Considerando as taxas apresentadas nos últimos meses imediatamente anteriores, 1,8% e 2,1 % em dezembro/18 e janeiro/19, respectivamente. Esse movimento é atribuído, parcialmente, ao efeito calendário e a antecipação da Liquida Salvador para o mês de fevereiro.

Móveis e eletrodomésticos foi o segundo segmento a exercer influência positiva no volume de vendas registrado pelo comércio varejista em fevereiro desse ano. Esse comportamento pode ser atribuído ao efeito base, considerando que o ramo vem registrando variações “pífias” desde janeiro de 2018, com exceção do mês de junho do mesmo ano, dado a realização da Copa do Mundo, o que influenciou os consumidores a adquirirem novos aparelhos de TVs. e

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo segmento de maior peso para o Indicador de Volume de Vendas do Comércio Varejista foi o terceiro a contribuir para o crescimento das vendas no varejo baiano no mês de fevereiro. Essa atividade volta a registrar crescimento nas vendas em razão do aumento da ocupação e da estabilidade da massa de rendimento real habitualmente recebida.

Em contrapartida, a contribuição negativa de maior peso para o setor nesse mês veio do segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria. O comportamento negativo deste segmento reflete a opção dos consumidores locais em adiar as suas compras, já que na maioria das unidades de ensino o início das aulas ocorreram em fevereiro e pós carnaval. Outro fato a ser considerado é a redução de lojas físicas

 

COMPORTAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO - O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou crescimento nas vendas de 6,2%, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor registrou variação positiva de 0,9%.

O segmento de Veículos, motos, partes e peças acelerou o ritmo de crescimento nas vendas em 7,6% em relação a igual mês do ano anterior. A variação positiva no volume de vendas da atividade representa a melhor dos últimos sete meses imediatamente anteriores. Nos últimos 12 meses, o crescimento no volume de negócios foi de 3,3%.

Em relação ao segmento Material de Construção, as vendas no mês de fevereiro foram positivas em 6,4%, comparado ao mesmo mês do ano de 2018. No acumulado dos últimos 12 meses, as vendas caíram 2,2%. Apesar do crescimento registrado pela atividade, ainda não é possível afirmar que o segmento mudou a trajetória de queda verificada nos últimos três meses. O comportamento das vendas desse ramo de atividade é influenciado pela lenta retomada de crescimento da atividade econômica, dada a indefinição no cenário da política econômica do novo governo.

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