• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

SEI colabora com o PNUD em pesquisa piloto sobre desigualdade de gênero em Salvador



A equipe da Diretoria de Pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) participou, nos dias 2 e 3 de dezembro, da oficina realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) sobre o projeto Normas Sociais de Gênero em Salvador. O objetivo foi discutir a metodologia de uma pesquisa piloto na capital baiana sobre desigualdade de gênero.

Também colaboram com o projeto a Escola de Administração da UFBA e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA).

Sob a coordenação da Analista de Programa -  Gênero e Raça do PNUD, Ismália Afonso, o grupo discutiu as análises mais estratégicas para dialogar com as políticas públicas de igualdade de gênero e racial no território, questões metodológicas, planejamento amostral e financiamento da pesquisa.

“O Índice de Normas Sociais de Gênero do PNUD já é aplicado em alguns países, sendo ferramenta essencial para entender como as normas sociais e culturais influenciam as desigualdades de gênero em diferentes contextos. Ele permite a análise das atitudes e percepções das pessoas sobre o papel dos homens e mulheres na sociedade, ajudando a identificar barreiras e oportunidades para promover a igualdade de gênero. A adequação desse indicador para Salvador é fundamental para oferecer dados concretos que podem orientar políticas públicas mais eficazes, voltadas para a mudança das normas sociais e a criação de um ambiente mais justo e igualitário para todos”, explica o diretor de Pesquisas da SEI, Rodrigo Cerqueira.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 3/12/2024

A movimentação econômica de Salvador caiu 0,8% em setembro

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (Imec-SSA), calculado mensalmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontou retração de 0,8% em setembro de 2024, na comparação com o mês imediatamente anterior.

Cinco das seis variáveis que compõem o indicador puxaram o índice para baixo, com destaque para Passageiros de ônibus intermunicipais (-10,5%), que apontou a variação negativa mais expressiva, seguida por Combustíveis (-4,4%), Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (-1,1%), Consumo de energia elétrica (-1,0%) e Passageiros de ônibus urbanos (-0,1%). Em contrapartida, Carga portuária (7,7%) foi a única contribuição positiva.

O indicador avançou 3,4% em relação a setembro de 2023. Houve ampliação de 9,3% quando comparado aos nove primeiros meses de 2023. E o avanço foi de 8,7% no acumulado dos últimos doze meses, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Fonte: Ascom/SEI
Data: 29/11/2024

Confiança do empresariado baiano recuou em novembro


 
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -90 pontos em novembro, numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos – indicando, assim, um cenário de Pessimismo Moderado (intervalo de -250 pontos a zero ponto). Trata-se da décima pontuação abaixo de zero seguida e o menor patamar desde julho último.
 
No mês, ao registrar -90 pontos, o ICEB captou recuo da confiança em relação a outubro (quando o indicador marcou -50 pontos). Assim, em comparação ao mês imediatamente antecedente, a redução foi de 40 pontos, emendando o segundo encolhimento consecutivo – no entanto, as quedas em outubro e novembro não reverteram as altas observadas em agosto e setembro.
 
Segundo Luiz Fernando Lobo, especialista em produção de informações econômicas, sociais e geoambientais da SEI, “apesar da segunda queda em sequência, ainda é cedo para afirmar que se trata do início de uma nova tendência, já que o que houve foi apenas uma reversão parcial do avanço da confiança nos meses de agosto e setembro”.
 
A retração do nível de confiança de outubro a novembro não aconteceu de forma generalizada, visto que houve avanço em dois dos quatro grupamentos (Agropecuária e Comércio). A atividade de Comércio exibiu a maior alta, enquanto o setor de Serviços apresentou a maior queda.
 
Em novembro, dois dos quatro setores assinalaram pontuação superior a zero: a Agropecuária, com 38 pontos; e o Comércio, com 9 pontos. Os demais resultados foram: Indústria, -61 pontos; e Serviços, -145 pontos. Enquanto o setor de Agropecuária foi o de melhor pontuação pelo quinto mês em sequência, a atividade de Serviços registrou o menor nível de confiança pela segunda vez seguida.
 
Além do mais, do conjunto avaliado de assuntos, os temas crédito, juros e câmbio foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis PIB nacional, exportação e vendas apresentaram os indicadores de confiança em situação mais favorável no mês.
 
Acesse o boletim completo com as análises referentes ao mês de novembro de 2024.

Fonte: Ascom/SEI

Data: 29/11/2024

Mudança do clima é tema da nova edição da revista BA&D, da SEI

A revista científica semestral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Bahia Análise & Dados (BA&D), está on-line com nova edição sobre a temática Mudança climática: processos, consequências, mitigação e adaptação. O volume 33, n. 2, apresenta artigos sobre estudos dos impactos das mudanças climáticas e fornecem subsídios para a implementação de medidas de mitigação e adaptação ante as alterações no clima, tendo em vista a viabilidade econômica, social e ambiental de tais medidas, que são fundamentais para promover a segurança alimentar, gerenciar os recursos hídricos e erradicar a pobreza.

A edição está disponível no site da SEI (www.sei.ba.gov.br) e reúne oito artigos de renomados pesquisadores, aos quais se acrescenta uma entrevista com o cientista peruano José Marengo, pesquisador titular e coordenador geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Marengo é membro de vários painéis internacionais das Nações Unidas (IPCC, WMO) e de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças climáticas e globais. 

A partir de uma pluralidade de visão, os leitores têm em mãos um conjunto de informações e conhecimentos que amplia e difunde o debate sobre o tema, estimulando a proposição e adoção de políticas públicas relacionadas. 

“Com esta publicação, a SEI reafirma o seu compromisso com a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais precisamente com a 13ª meta, relacionada à ação contra a mudança global do clima e aos compromissos do Acordo de Paris”, explica um dos coordenadores científicos da edição, Anderson Gomes de Oliveira, da Diretoria de Informações Geoambientais da SEI. 

Acesse a publicação aqui e boa leitura!



Fonte: Ascom/SEI

Data: 25/03/2024

Fórum de economia aponta transição energética como grande oportunidade para romper com ciclo de pobreza na Bahia e no Brasil

Em meio à emergência climática global, o grande potencial da Bahia e do Brasil para a transição energética foi apontado como oportunidade histórica para alavancar o desenvolvimento social e econômico. Os caminhos para a indústria verde na Bahia foram discutidos hoje (29/09) durante o XI Fórum Baiano de Economia Aplicada, com o tema Políticas públicas e transição energética, realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

O evento foi aberto pelo diretor de Indicadores e Estatística da SEI, Armando Castro, representando o diretor-geral, José Acácio Ferreira, e pelo professor Gervásio Santos, vice-diretor da Faculdade de Economia da UFBA, representando o diretor Henrique Tomé.

A palestra principal do evento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, foi realizada pelo superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Paulo Guimarães. “Nós passamos pelo ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, café, ouro, cacau. O que isso gerou? Desigualdade. Enriqueceu alguns e manteve grande parcela da população pobre. Esse momento agora é uma imensa oportunidade que a Bahia e o Brasil têm de romper com esse ciclo, aproveitar todos os nossos potenciais de recursos naturais e evidentemente de recursos humanos”, disse. 

Entre os fatores que diferenciam a Bahia, o superintendente citou a presença de dois dos maiores aquíferos do mundo, rios com grande capacidade de fornecimento de água, o maior potencial eólico e solar do Brasil, sendo que a Bahia detém a energia eólica mais barata, e uma série de reservas de minerais estratégicos para as soluções tecnológicas existentes. Ele citou ainda o potencial logístico, pela posição geográfica central do estado, e a maior baía tropical do mundo com potencial de ser um grande hub de abastecimento de navios. O superintendente defendeu não apenas a produção da energia verde, mais a agregação de valor com sua utilização em todo tipo de indústria, diferencial que vem se tornando essencial para atender aos mercados internacionais. 

O evento apresentou ainda a palestra do secretário Executivo da Comissão Especial para Implantação de uma Economia de Hidrogênio Verde na Bahia (Sema), Roberto Fortuna, que apresentou os avanços do trabalho da comissão para colocar a Bahia na vanguarda no tema. Entre algumas realizações estão a implantação de quatro unidades industriais de HL, amônia e diesel verde no Polo Industrial de Camaçari, criação de compromissos, prospecções, memorandos de entendimento e outras ações para alavancar investimentos e integrar as políticas públicas no setor.

Victor Vieira, especialista em descarbonização pelo SENAI CIMATEC, apresentou as novidades e inovações no âmbito do setor privado, além das possibilidades de formação profissional para atender ao novo mercado de trabalho em expansão.

O XI Fórum Baiano de Economia aplicada apresentou ainda uma série de pesquisas e trabalhos acadêmicos selecionados em economia aplicada. A gravação do evento será em breve disponibilizada no canal SEIBAHIA no youtube e mais informações podem ser conferidas no site forumbaiano.sei.ba.gov.br.

      

Fonte: Ascom/SEI

Data: 29/09/23

Free Joomla! templates by Engine Templates