• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

Volume de serviços na Bahia caiu 1,6% em janeiro de 2024

Em janeiro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com dezembro, retraiu 1,6%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

 Nessa análise, cabe ressaltar que a Bahia não acompanhou o mesmo comportamento da média nacional (0,7%) e contabilizou queda (-1,6%), após registrar expansão de 0,7% em dezembro. Contudo, o bom resultado do mês de dezembro foi motivado pelas festas de final de ano, e o mesmo não ocorreu em janeiro, pois foi um mês marcado pela contenção do consumo das famílias, devido ao planejamento das obrigações de início de ano, como o pagamento de despesas e férias escolares, o que refletiu negativamente no resultado do indicador.

 Na comparação com janeiro de 2023, o setor cresceu 0,2%. Duas das cinco atividades alavancaram o volume de serviços, com destaque para os Serviços de informação e comunicação (5,3%) que contabilizou a variação mais expressiva. Em seguida houve incremento nas atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,0%). Por outro lado, os Serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,5%), Outros serviços (-4,0%) e Serviços prestados às famílias (-1,4%) puxaram o índice para baixo.

 Na comparação com o acumulado dos últimos doze meses, o setor expandiu 6,1%. Quatro das cinco atividades alavancaram o volume de serviços, com destaque para a de Serviços de informação e comunicação (14,4%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,6%), depois Serviços prestados às famílias (6,2%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,5%). Em sentido oposto, as atividades Outros serviços (-0,2%) contabilizaram queda. Nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (2,4%).

 O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 2,7% em janeiro

Em janeiro de 2024, o índice de atividades turísticas no Brasil apontou retração de 0,8% frente a dezembro de 2023, após ter avançado 2,6% no mês anterior. Em termos regionais, quatro dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de retração verificado na atividade turística nacional. Nessa comparação, a Bahia (2,7%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de janeiro do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 0,5%. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (0,7%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 5,9%, no acumulado dos últimos 12 meses ano, frente a igual período de 2022. Em termos regionais, dez dos doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (9,8%) apontou a quarta variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

Acesse o boletim completo.

Fonte: Ascom/SEI

Data: 15/03/2024

Free Joomla! templates by Engine Templates