• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

Confiança do empresariado local recua levemente em fevereiro

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), marcou -153 pontos em fevereiro. O nível de confiança, portanto, foi menor do que o observado no mês antecedente (-147 pontos) e maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado (-189 pontos). 

Numa escala de -1.000 a 1.000 pontos, o resultado representou um leve recuo de 6 pontos em relação ao de janeiro, isso após o aumento no mês antecedente. Mesmo suave, essa queda significou um freio às chances de recomeço de um processo de recuperação da confiança. Em relação ao registrado um ano antes, a pontuação mais recente significou uma alta de 36 pontos. 

O indicador abaixo de zero revelado no mês, portanto, significou a permanência do pessimismo no meio empresarial baiano pela 24ª vez consecutiva. A confiança do empresariado local, assim, permaneceu na zona de Pessimismo Moderado pela décima vez seguida. 

A queda do nível de confiança de janeiro a fevereiro não aconteceu de forma generalizada, visto que não foi realidade para duas das quatro atividades: Indústria e Serviços, no caso. No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, a despeito da retração do indicador geral, dois dos setores apresentaram expansão: Serviços e Comércio. 

Do conjunto avaliado, os itens juroscrédito e situação financeira apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, as variáveis PIB nacionalvendas e exportação foram aquelas com as melhores expectativas do empresariado baiano. 

Curta, acompanhe e compartilhe: Instagram: https://www.instagram.com/seibahia/

Twitter https://twitter.com/seibahia –Facebook: https://www.facebook.com/SeiBahia

Linkedin https://www.linkedin.com/company/sei-bahia

Fonte: Ascom/SEI

Free Joomla! templates by Engine Templates