• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

O frigorífico da Chapada, recém-inaugurado na cidade de Andaraí, vai gerar, inicialmente, 230 empregos diretos e 690 indiretos.

 

O frigorífico da Chapada, recém-inaugurado na cidade de Andaraí, vai gerar, inicialmente, 230 empregos diretos e 690 indiretos, podendo chegar a três mil postos de trabalho quando estiver operando com sua capacidade máxima. Com uma infraestrutura preparada para abater cerca de 400 animais por dia, o empreendimento está instalado em área de 180 mil m2, sendo 15 mil m2 de área construída. O frigorífico tem capacidade para processar 168 tipos de produtos, desde os embutidos até cortes sofisticados. O secretário da Agricultura do estado da Bahia, João Carlos Oliveira, destacou a importância do equipamento para os produtores da região e também para o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne, gerando emprego e renda para as populações da Chapada Diamantina, conforme informações disponibilizadas pela Seagri. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

O governo jogou suas últimas cartas na mesa para evitar um racionamento de energia elétrica. Oficializou a alta de 50% da bandeira tarifária, criou um bônus para pequenos consumidores que reduzirem sua demanda em pelo menos 10%, ligou as usinas térmicas mais caras do parque gerador e decidiu baixar os reservatórios na bacia do rio São Francisco para socorrer outras regiões. A represa da hidrelétrica de Sobradinho (BA), que operou com 4% de sua capacidade em 2017 e precisou de uma lenta recuperação, passará agora para uma vazão de 2.500 litros por segundo em outubro e novembro, diz o VALOR ECONÔMICO.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC- S) da quarta quadrissemanas de agosto de 2021 variou 0,71% e acumula alta de 8,95% nos últimos 12 meses. Cinco das sete capitais pesquisadas registraram decréscimo em suas taxas de variação, são elas: Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador com variações de 1,17%, 0,65%, 0,64%, 0,33%, e 0,25%, respectivamente.

Segundo os dados divulgados dia 2 pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o nível de atividade econômica da Bahia cresceu 6,7% no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano anterior. O Valor Adicionado apresentou variação positiva de 6,5% e os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios, alta de 9,0%. Além da base de comparação (2º trimestre do ano anterior) ser de queda (-8,7%), dois setores são responsáveis pelo resultado positivo da atividade econômica do estado: agropecuária com taxa positiva de 7,1% e serviços com alta de 9,2%.

Conforme os dados divulgados pelo Ministério da Economia, e sistematizados pela SEI. No melhor agosto desde 2017, as exportações baianas registraram US$ 870,7 milhões, valor 69,5% superior ao registrado em igual mês de 2020. O bom desempenho do último mês continuou a ser puxado pelos preços, que tiveram alta média de 47% frente a agosto do ano passado, contra um aumento de 15,3% no volume embarcado. No acumulado do ano, as exportações baianas alcançaram US$ 6,24 bilhões, o que representou um crescimento de 25,8% comparado a igual período do ano anterior.

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

Free Joomla! templates by Engine Templates