• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

A Bahia implantou recentemente o primeiro portal do Brasil por meio do qual é possível acompanhar os projetos baianos e ainda cadastrar propostas de novas PPPs e concessões

Estado pioneiro no país no setor de parceria público-privada (PPP), ao lado de São Paulo, a Bahia implantou recentemente o primeiro portal do Brasil por meio do qual é possível acompanhar os projetos baianos e ainda cadastrar propostas de novas PPPs e concessões. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), por meio da Secretaria Executiva de PPPs. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

O portal https://pppeconcessoes.ba.gov.br/portal_ppp  foi criado com o intuito de facilitar a gestão dos contratos baianos em vigor e ampliar a transparência das informações. A Bahia possui nove contratos de parcerias público-privadas e 40 de concessões em execução, totalizando mais de R$ 15 bilhões em investimentos em diversas áreas. “Com o novo portal, a Bahia firma-se na vanguarda nacional em transformação digital voltada para as PPPs, tornando-se o único estado brasileiro a contar com uma ferramenta completa de gestão de contratos na área”, ressalta o secretário da Fazenda do Estado da Bahia, Manoel Vitório.

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) expandiu 7,7%, em junho de 2021, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após crescer de 3,9% em maio de 2021. Essa é a terceira taxa positiva consecutiva, acumulando alta de 19,1% recuperando a perda acumulada registrada entre fevereiro e março (12,0%).

É importante destacar que o mês de junho foi marcado pela prorrogação de algumas medidas de combate à pandemia na capital baiana, mas essas elas não foram o suficiente para puxar o indicador para baixo. Mesmo com as restrições, apenas uma variável marcou retração, que foi passageiros de ônibus intermunicipais (-25,4%), uma vez que na semana do São João a rodoviária de Salvador ficou fechada pelo decreto estadual. A geração de emprego (+ 2.158 postos de trabalho) em Salvador, no referido mês, contribui favoravelmente na obtenção de renda e consequentemente, na ampliação da confiança do consumidor e do setor empresarial refletindo positivamente no desempenho econômico da cidade.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), em agosto, calculado pelo IBGE, ficou em 0,85% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Um crescimento de 0,11 p.p em relação a julho – que havia sido de 0,74%.Este também foi o maior índice registrado para um mês de agosto na RMS desde 2002, na época, foi registrado 1,11%. No entanto, ainda ficou levemente abaixo da média nacional para este mês, de 0,89%.

O IPCA-15 funciona como uma prévia da inflação oficial do mês, refletindo os preços coletados entre 14 de julho e 13 de agosto. No acumulado de 2021, o IPCA-15 da Região Metropolitana de Salvador está em 5,74%. A média do Brasil é de 5,81%

Os detalhamentos dos setores, destacando alguns fatores que podem afetar as atividades de cada um, podem ser acessados no boletim completo no site da SEI clicando aqui!

 

 

Free Joomla! templates by Engine Templates