• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

SEI apresenta estudo que aborda como as oportunidades educacionais e econômicas influenciam na vitimização de homens jovens na Bahia

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) está disponibilizando nesta quarta-feira (24), um texto para discussão, com o tema: Uma análise do caráter dissuasório das oportunidades educacionais e econômicas na vitimização de homens jovens. O objetivo é testar a aderência de variáveis associadas à educação e emprego e com possibilidade de impacto direto na redução da criminalidade juvenil entre homens de 15 a 24 anos.

A escalada no número de crimes violentos no Brasil transformou a problemática em uma das maiores preocupações da sociedade brasileira. E nesse contexto, os homens jovens são as principais vítimas de mortes violentas, transformando essa constatação em uma questão de primeira grandeza para as políticas públicas. Contudo, diversas são as expectativas dos efeitos virtuosos da educação e oportunidades de emprego na redução da delinquência juvenil e, consequentemente, na vitimização desse grupo social.

Este trabalho foi estruturado com base em dados de mortes de homens jovens de 15 a 24 anos para os anos de 2015 a 2017, em todos os 417 municípios do estado da Bahia. Os principais achados sugerem que o vetor educação, sobretudo associado ao Ensino Médio, são elementos importantes no enfrentamento a esse tipo de vitimização. Contudo, maiores oportunidades econômicas não se traduzem em uma redução imediata da vitimização de homens jovens.

Embora não seja possível dar respostas definitivas em torno da criminalidade e violência, espera-se que as tendências apresentadas no texto acrescentem às discussões em torno da temática com a utilização de variáveis específicas, envolvendo os conceitos aqui desenvolvidos. Acesse o texto, clique aqui!

Free Joomla! templates by Engine Templates