• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

Pesquisa de Confiança do Empresariado Baiano completa 10 anos

Há dez anos, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou à sociedade, a Pesquisa de Confiança do Empresariado Baiano, passando a fazer parte do rol de levantamentos estatísticos da instituição. A Pesquisa é uma sondagem de periodicidade mensal, realizada junto a sindicatos e associações empresariais do estado, com o propósito de acompanhar o grau de confiança do empresariado baiano.

À época em que foi formulada, o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) surgia como principal ativo da Pesquisa. O ICEB busca captar as expectativas do setor produtivo do estado quanto a alguns aspectos-chave da economia num futuro próximo, apontando os rumos da atividade econômica baiana auxiliando à tomada de decisão e adoção de medidas de curto prazo.

 “Implantamos a pesquisa de confiança num contexto de crescimento econômico e aceleração do otimismo, antecipando resultados que se concretizaram como investimento, emprego e produção. Mais adiante, ela permitiu acompanhar os primeiros sinais de crise e derrubada do otimismo do empresariado local. Sua vantagem é escutar dos empresários decisões antes que elas se materializem, e, portanto, se antecipar a cenários” ressalta, Armando de Castro, diretor de Pesquisas da SEI e fundador da Pesquisa.

Para comemorar seus dez anos, a Pesquisa foi reformulada, com objetivo de simplificar os entendimentos e expandir a compreensão de seus indicadores.

“Neste mês de abril acompanhará o questionário básico sobre expectativas, um suplemento buscando analisar o impacto da Covid-19 nos setores econômicos do Estado”, salienta Jorgete Costa, diretora-geral da SEI.

Confira o boletim com as análises do mês de março deste ano diretamente do site da SEI clicando aqui.

 

Free Joomla! templates by Engine Templates