• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

IBGE alinha estratégias do Censo 2020 com o Governo do Estado

Na última sexta-feira (6) representantes da Superintêndência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) participaram da 1ª Reunião Estadual de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPAC), no auditório da Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan). Na ocasião, representantes de instituições estaduais e federais alinharam suas participações e contribuições. O chefe da Unidade Estadual do IBGE, Artur Ferreira Filho, e sua equipe de coordenadores apresentaram o projeto do Censo Demográfico e as etapas da pesquisa. O Censo é a única pesquisa que visita todos os 71 milhões de domicílios, nos 5.570 municípios brasileiros. Devido a sua importância, o REPAC objetiva dar transparência ao processo e buscar, junto a autoridades e sociedade, apoios e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.

“Fundamental nosso envolvimento, até pela importância que o Censo tem para entendermos o que tem e o que não tem na ponta, em todos os municípios, já que o levantamento é nosso principal referencial, nossa fonte para planejar a Bahia. A abrangência do questionário cria uma importante base de dados que vai ser determinante para as decisões de políticas públicas”, afirmou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, que esteve representando o governador Rui Costa.

De acordo com o chefe do IBGE na Bahia, Arthur Ferreira Filho, a pesquisa vai a campo nos 4,5 milhões de domicílios dos 417 municípios baianos, e 14,5 mil pessoas serão contratadas para a empreitada. “São informações fundamentais para o planejamento dos municípios e do estado, inclusive para o cálculo dos Fundos de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE). Nessa próxima edição teremos dois temas inéditos que serão pesquisados, o autismo e os quilombolas”, explicou Arthur, lembrando ainda que os dados oficiais dos bairros de Salvador também constarão nesse novo estudo.

Pinheiro, falou ainda sobre o papel decisivo que a SEI possui para o planejamento do Estado, ressaltando que o Censo é o principal referencial e fonte para os estudos e pesquisas produzidos, “se a gente não contribuir para que a fonte continue jorrando, teremos dificuldades de ‘beber água’, de produzir aquilo que é nossa tarefa para alimentar de maneira consistente todos os nossos passos”.

 

Fonte: SEI/Seplan

Free Joomla! templates by Engine Templates