• SEIColab (2)
  • SEIGEO (2)
  • Infovis (2)

Geopublica: Especialista defende uso de drones por órgãos ambientais

Licenciamento ambiental, fiscalização, auxilio no combate a incêndios florestais e identificação de pragas em lavouras. Esses foram alguns exemplos da utilização de drones apresentados pelo Gerente de Informações Ambientais e Geoprocessamento do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Diego Hemkemeirer, na última quarta-feira (18), durante o Geopublica 2019.
 
O evento, promovido pela Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação do Estado da Bahia (Cecar) e pelo Grupo Temático de Informações Geoespaciais (Gtigeo), foi iniciado nesta terça -feira (17), em Salvador, com o apoio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).
 
De acordo com Hemkemeirer, nos locais de difícil acesso para os fiscais do órgão, a utilização da nova tecnologia garante que o trabalho seja feito de forma mais rápida, economizando assim o dinheiro público. “Em cerca de um minuto, num sobrevoo, é possível mapear uma área que, por terra, demoraria dias, e isso foi um grande ganho de efetividade e produtividade para os técnicos”, exemplificou.
 
Ainda segundo ele, situações como a invasão de construções no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Florianópolis, e um incêndio florestal na mesma área foram as mais recentes situações da utilização dos drones. “No primeiro caso, com a produção de vídeos, fotos e os mapeamentos são geradas provas que serão anexadas aos processos que serão remetidos ao Ministério Público, e, no segundo caso, os equipamentos ajudaram na identificação e na exata localização dos focos de incêndio”, explicou o gerente.
 
 

 

 

Fonte: Ascom Seplan

Free Joomla! templates by Engine Templates