• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Notas Metodológicas - Estatísticas de Comércio Exterior

APRESENTAÇÃO

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, passa a partir da extinção do PROMO – Centro Internacional de Negócios da Bahia a produzir e divulgar essas informações, publicando uma série histórica anual a partir de 2005, e mensal a partir de março de 2010, quando também produzirá o Boletim de Comércio Exterior da Bahia, que além de reproduzir o dossiê estatístico na versão mensal e acumulada até o mês apurado, trás uma análise sobre o desempenho do setor.

As estatísticas de comércio exterior da Bahia constituem em instrumento valioso de entendimento sobre a dinâmica externa da economia estadual e agregam as informações mais importantes sobre o seu desempenho.

As informações disponibilizadas retratam e avaliam o movimento comercial do Estado com as demais nações do mundo, englobando as vendas e compras efetuadas externamente, possibilitando a análise histórica do comportamento do intercâmbio comercial baiano, um dos mais importantes indicadores de desempenho da sua economia.

Os dados constituem um instrumento básico para tomada de decisão e determinação de diretrizes econômicas por parte do governo, entidades e de empresários que se lançam no mercado internacional, permitindo aos agentes envolvidos na atividade o melhor planejamento das suas ações pela análise dos dados concretos das exportações e importações, aumentando as oportunidades de ampliação e desenvolvimento do comércio externo da Bahia.

NOTAS METODOLÓGICAS

As informações disponibilizadas têm como fonte o Sistema Alice – Análise das Informações de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, órgão oficial de apuração e divulgação de dados sobre o comércio exterior brasileiro.

O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), permite o acesso aos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras, com dados mensais e acumulados desde janeiro de 1989. O sistema permite também realizar consultas acerca dos códigos NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), vigentes na TEC - Tarifa Externa Comum.

A metodologia atual utilizada na apuração estatística de comércio exterior no Brasil é baseada na interpretação das recomendações internacionais elaboradas pelos organismos e respectivos documentos, a seguir indicados:

  • Nações Unidas (ONU)
  • DOC. Série M nº 52, Ver. 1 de 1983 e DOC. Série M nº 52, Ver.2 de nov/1996.
  • Associação Latino-americana de Integração (ALADI)
  • Manual de Conceitos e Definições Mercado Comum do Sul (MERCOSUL)
  • Manual de Compatibilização das Metodologias Utilizadas para Elaboração das Estatísticas de Comércio Exterior no âmbito do MERCOSUL.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, também utiliza na elaboração de quadros e tabelas do dossiê estatístico, a ferramenta Promoline, desenvolvido pelo Promo, que permite agregar os dados do comércio exterior baiano pelo conceito de fator agregado e setores da atividade econômica, levando-se em conta o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH) e da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

Related Articles

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates