• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Notas Metodológicas - Estatísticas de Comércio Exterior

APRESENTAÇÃO



A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, produz e divulga informações estatísticas mensais e acumuladas do comércio exterior do estado, além de elaborar o Boletim de Comércio Exterior da Bahia, que além de linkar o dossiê estatístico nas duas versões, trás uma análise sobre o desempenho mensal do setor

As estatísticas de comércio exterior da Bahia constituem em instrumento valioso de entendimento sobre a dinâmica externa da economia estadual e agregam as informações mais importantes sobre o seu desempenho.

As informações disponibilizadas retratam e avalia o movimento comercial do Estado com as demais nações do mundo, englobando as vendas e compras efetuadas externamente, possibilitando a análise histórica do comportamento do intercâmbio comercial baiano, um dos mais importantes indicadores de desempenho da sua economia.

Os dados constituem um instrumento básico para tomada de decisão e determinação de diretrizes econômicas por parte do governo, entidades e de empresários que se lançam no mercado internacional, permitindo aos agentes envolvidos na atividade o melhor planejamento das suas ações pela análise dos dados concretos das exportações e importações, aumentando as oportunidades de ampliação e desenvolvimento do comércio externo da Bahia.

NOTAS METODOLÓGICAS

As informações disponibilizadas têm como fonte o Comex Stat – Sistema oficial para a extração de estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, órgão oficial de apuração e divulgação de dados sobre o comércio exterior brasileiro.

O Comex Stat,vinculado a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), permite o acesso aos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras de bens, com dados mensais e acumulados desde janeiro de 1997.

As estatísticas de comércio exterior são produzidas com base em dados extraídos diretamente do SISCOMEX e do Portal Único¹, sistemas oficiais que gerenciam as exportações e importações brasileiras. Dessa forma, as informações que originam as estatísticas de comércio exterior são declaratórias, imputadas de boa-fé pelos próprios exportadores e importadores para compor os registros nos sistemas oficiais.

O objetivo primário das informações inseridas nos sistemas oficiais é para controle administrativo, aduaneiro e tributário feito pelos órgãos intervenientes do comércio exterior brasileiro. Portanto, as estatísticas de comércio exterior são elaboradas com base em dados de natureza administrativa e aduaneira.

Não são utilizadas outras fontes para a produção dos dados estatísticos, as únicas fontes são o SISCOMEX e o Portal Único.

Os dados estatísticos não necessariamente espelham os dados originários dos sistemas oficiais. Ainda que estes sejam a base, os dados são reprocessados levando em conta regras metodológicas internacionais de produção de dados estatísticos tais como o processamento de filtragens quanto ao tipo de operação registrada para contemplar apenas os dados que devem ser considerados para a balança comercial brasileira (critérios estatísticos), a agregação e arredondamento de valores, correções de valores com erros de digitação por meio de técnicas de detecção de outliers, processamentos periódicos com congelamento dos valores no tempo(consolidação dos dados), dentre outras.

Já os dados de comércio exterior por Município se referem ao código do município cadastrado como domicílio fiscal da empresa responsável pela operação de exportação ou importação.

Difere, portanto, dos dados por UF PRODUTORA, que é a UF de origem ou destino do produto na exportação ou importação, respectivamente. Ou seja, os dados de comércio exterior por Município se relacionam com o domicílio fiscal da empresa que realizou a operação de exportação ou importação e não com o local onde se produziu a mercadoria.

Com isto, os totais das exportações ou importações de uma UF produtora irá divergir do somatório total das exportações e ou importações de todos os Municípios localizados nesta UF produtora.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, por sua vez, também utiliza na elaboração de quadros e tabelas do dossiê estatístico, ferramentas desenvolvidas internamente, que permite agregar os dados do comércio exterior baiano pelo conceito de fator agregado e setores da atividade econômica, levando-se em conta o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH) e da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

¹ Para mais informações sobre o SISCOMEX, acesse http://www.siscomex.gov.br/.

Related Articles

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates