• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

IX Encontro Baiano de Estatística destacou a importância da pesquisa científica para as políticas públicas

O IX Encontro Baiano de Estatística (Ebest), realizado nesta sexta-feira (18/10) no auditório da Secretaria de Educação do Estado, destacou a produção científica de alta relevância na Bahia, especialmente nas áreas social e de saúde. O renomado professor Maurício Barreto, fundador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz), apresentou um vasto conjunto de pesquisas com aplicação de sofisticadas metodologias estatísticas produzidas localmente e com repercussão internacional, a exemplo de estudos sobre a efetividade de vacinas de covid-19. 

O evento foi promovido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Departamento de Estatística da UFBA e o Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre5), com o tema "Avaliação de impacto de políticas públicas: conectando saberes". Na abertura, Rodrigo Cerqueira, diretor de Pesquisas da SEI, ressaltou a importância do IX Ebest para fortalecer as relações da SEI, agora uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT), com relevantes parceiros acadêmicos como o Cidacs/Fiocruz e os departamentos de Estatística e Saúde Coletiva da UFBA, enfatizando a valorização das abordagens baseadas em evidências.

A mesa redonda "Desafios e Perspectivas da Avaliação de Políticas Públicas sob o Olhar de uma Análise Causal" contou com a participação da doutora Maria Yury Ichihara, médica e pesquisadora do Cidacs; do matemático Marcelo Taddeo, doutor em Estatística pela USP e professor do Departamento de Estatística da UFBA; e do economista Vinícius Mendes. 

Os especialistas discutiram metodologias de inferência causal, um campo da estatística que relaciona causas e efeitos, permitindo avaliar o impacto real de intervenções em determinados desfechos. “As políticas sociais envolvem múltiplas dimensões e complexidades, o que exige cuidado para não extrapolar conclusões além do que as metodologias permitem”, alertou a doutora Maria Yury Ichihara.

A palestra de encerramento, ministrada pela professora Rosemeire Fiaccone, doutora em Estatística pela Lancaster University, detalhou métodos avançados para uma plateia atenta, composta por especialistas em estatística e ciência de dados. 

O evento também contou com uma sessão de pôsteres, que exibiu 22 trabalhos de estudantes e pesquisadores, promovendo a troca de conhecimento e experiências.

Fotos: Jean Vagner/ AscomSEI

Fonte: Ascom/SEI
Data: 18/10/2024

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733
Assessoria de Comunicação: 71 3115-4748 / 99708-0782

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates