Em seu artigo "Infraestrutura Logística no Brasil e as Perspectivas para 2025", Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Logística e Supply Chain da Fundação Dom Cabral, explora as limitações atuais e as oportunidades que podem melhorar a eficiência logística do país. O texto está publicado na seção Ponto de Vista da revista Conjuntura & Planejamento - C&P, publicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Resende ressalta que, entre as 20 maiores economias do mundo, o Brasil é a única que não se encontra no quartil superior em termos de investimento em infraestrutura em relação ao PIB, com uma média de apenas 0,8% ao ano nas últimas três décadas . Essa falta de investimento resulta em altos custos logísticos para as empresas, especialmente no transporte de materiais-primas e produtos, onde 65% dos custos logísticos estão concentrados.
O artigo enfatiza a importância de definir um portfólio estratégico de projetos para o biênio 2024/2025, focando em uma abordagem integrada que considera as dinâmicas regionais e a interconexão dos diversos modais de transporte. Além disso, Resende aponta a necessidade urgente de superar o “vazio ferroviário” nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que encarece o transporte e reduz a competitividade das cadeias produtivas.
O autor propõe que o Brasil adote uma visão de longo prazo na infraestrutura logística, protegendo os planos estratégicos das influências políticas imediatistas, com caráter de continuidade e sustentabilidade, fundamentais para o crescimento econômico e social do país.
Convidamos todos os detalhes em aprofundar-se neste tema vital. Leia a coluna na íntegra acessando a revista C&P 206 no site www.sei.ba.gov.br
Fonte: Ascom/SEI
Data: 02/09/2024