A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) dá novos passos em sua agenda de integridade pública e gestão de riscos. Nesta sexta-feira (30/08), a instituição assinou a adesão ao Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA), durante evento de lançamento realizado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), por meio da Auditoria Geral do Estado (AGE).
Durante o evento, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui oficialmente o programa. De forma voluntária, os primeiros órgãos que assinaram o termo de adesão foram a SEI, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) e as secretarias da Fazenda, de Segurança Pública, da Saúde, do Meio Ambiente e de Cultura.
O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, foi representado no evento pelo coordenador do Comitê de Integridade Pública e Gestão de Risco, André Vianna. “O lançamento de um programa estadual voltado à integridade respalda a iniciativa anterior da SEI, marcada pela criação, em dezembro de 2023, do Comitê de Integridade Pública e Gestão de Risco, que iniciou a elaboração de seu plano de trabalho já alinhado às diretrizes que agora são adotadas para todo o Estado", lembrou o coordenador.
O programa tem caráter preventivo e deve ser capaz de identificar e corrigir possíveis práticas contrárias aos valores e princípios éticos e legais. Além disso, deve responsabilizar os autores e corrigir as falhas de maneira rápida e eficaz.
O evento contou com a presença da secretária de Integridade Pública da Controladoria Geral da União (CGU), Izabela Moreira Correa, que elogiou a iniciativa do governo estadual.
Integridade
A Integridade Pública é entendida como a adesão a valores, princípios e normas éticas pautadas no interesse público. O termo refere-se à conduta ética e transparente de funcionários e organizações no exercício de suas funções, o que envolve honestidade, imparcialidade e responsabilidade na tomada de decisões.
Fonte: Ascom/SEI
Data: 30/8/2024