A possibilidade de um novo ciclo de desenvolvimento para a Bahia a partir de investimentos logísticos foi pautada na nova edição da revista Conjuntura & Planejamento (C&P 206), publicada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Em entrevista com o doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional e diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, são abordadas as complexidades e desafios do cenário logístico e as mudanças significativas que criam novas oportunidades de inserção na Bahia nas rotas do comércio regional e mundial.
Nessa entrevista, Edgard Porto lembra o histórico dos esforços de reorganização das cadeias logísticas do estado, ocorridos, em 2003, pelo Programa Estadual de Logística de Transportes (PELT), que segundo ele não foi suficiente para alterar a dependência do modal rodoviário. Em 2023, foi lançado o Plano Estratégico Ferroviário, desenvolvido por iniciativa da SEI e da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), com a participação da Secretaria de Planejamento, em parceria com a Fundação Dom Cabral.
“A criação de um eixo ferroviário estratégico, ligando os portos da Baía de Todos os Santos ao Centro-Oeste brasileiro, é uma das principais propostas do novo plano, ampliando a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) para se articular com a Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO) no Centro-Oeste, conectando com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) reestruturada e com bitola larga”, explica. O trabalho fortalece a vocação natural da Bahia para a logística e mapeia 18 municípios baianos com altíssimo potencial para se tornarem centros logísticos e ampliarem a geração de emprego e renda.
Além disso, Edgard Porto menciona a possibilidade de reativar o transporte ferroviário de passageiros, especialmente entre Salvador e Feira de Santana, o que poderia melhorar a mobilidade urbana e incrementar o turismo no Recôncavo Baiano. “Já existem estudos em andamento pelo Governo da Bahia e pelo Governo Federal para viabilizar essa parte do transporte de passageiros”, concluiu.
A entrevista completa oferece uma visão complexa e detalhada sobre o tema, além de insights específicos sobre o futuro do transporte no estado e no país. Clique aqui e leia a nova edição da revista C&P.
Fonte: Ascom/SEI
Dados: 26/08/2024