• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Nesta quinta, SEI apresenta novas ferramentas de geoinformação em evento on-line

Conheça o Mapa Interativo do Uso e Cobertura das Terras e o Storymap da Base Cartográfica de Referência do Estado da Bahia  

Na próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 15h, o canal SEI Bahia no YouTube apresenta duas novas ferramentas de geoinformação do Estado. Especialistas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) vão demonstrar as possibilidades da interface do Mapa Interativo do Uso e Cobertura das Terras e o Storymap da Base Cartográfica de Referência do Estado da Bahia. 

O evento será aberto pelo diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, e o diretor de Informações Geoambientais, Cláudio Pelosi.

Na programação, o Storymap da Base Cartográfica de Referência do Estado da Bahia será apresentado pela especialista Eliza Maia, geógrafa responsável pelo projeto. Eliza é especialista em Geotecnologias e atualmente trabalha na Coordenação de Cartografia e Geoprocessamento da SEI. Possui experiência no uso de geoprocessamento nas áreas de Cartografia e Meio Ambiente. O Storymap desenvolvido por ela conta de forma breve a história da elaboração da base cartográfica do Estado e orienta sobre sua utilização. 

Na sequência, o geógrafo Anderson Oliveira irá apresentar o Mapa Interativo do Uso e Cobertura das Terras, importante ferramenta para o planejamento público e privado e para a realização de estudos e pesquisas sobre as mudanças no uso e ocupação do solo no estado.  

Doutor em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Anderson Oliveira é atualmente coordenador de Recursos Naturais e Ambientais da SEI e também coordenador da Câmara Temática de Áreas Verdes do Painel Salvador de Mudança do Clima. O especialista é ainda professor e presidente da Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia (Aprogeo-BA) e coordenador e conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura, Cartografia e Geografia do CREA-BA.  

O Mapa Interativo é a interface que mostra o uso e cobertura das terras em diversas regiões da Bahia, possibilitando visualizar as áreas destinadas a cultivos e seus tipos mais frequentes, áreas urbanas, vegetação, corpos d’água e outras informações. Serão apresentadas as aplicações possíveis para o planejamento, meio ambiente, desenvolvimento territorial e regional, agricultura, dentre outras. 

Este evento integra o GeoDay – encontros virtuais realizados em parceria com a Comissão Estadual de Cartografia do Estado da Bahia (Cecar), reunindo especialistas, pesquisadores e interessados nas discussões e novidades no âmbito da cartografia oficial, geoprocessamento, mapas e demais inovações da geoinformação.  

O evento está acessível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=TloQcmSE7ds

Fonte: ASCOM/SEI
28/03/2023

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates