• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Resultados do projeto Pensar a Bahia foram apresentados a gestores e técnicos do Governo

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), reuniu, na manhã de hoje (19), autoridades, gestores e técnicos do Estado, no lançamento dos resultados da primeira edição do projeto Pensar a Bahia. Coordenado pela SEI, com a participação de mais de 25 instituições, o evento apresentou resultados de trabalhos nas áreas de Logística de Transportes, Cadeias Globais de Valor e Inserção da Bahia, Captação de Recursos, Agricultura Familiar e Economia de Baixo Carbono, o intuito de nortear ações governamentais e dar subsídio a políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento baiano. 

O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, dos secretários estaduais Cláudio Peixoto (Seplan), Roberta Santana (Sesab), André Joazeiro (Secti), Davidson Magalhães (Setre) e Ângelo Almeida (SDE), e da Procuradora Geral Adjunta da Procuradoria Geral do Estado, Patrícia Saback. 

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, reforçou a importância estratégica do trabalho da SEI para o desenvolvimento do estado. “Este projeto é um importante vetor que ajudará não somente o Governo e os poderes públicos em geral, mas também a comunidade acadêmica, que dele se servirá para a elaboração de pesquisas contribuintes com a área pública”, disse. “Estejam preparados para quatro anos de muito trabalho e dedicação a uma governança voltada para o combate à fome e ao desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, salientou, ao tempo em que fez agradecimentos ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O anfitrião do evento, José Acácio Ferreira, diretor-geral da SEI, explicou que o objetivo principal do projeto Pensar a Bahia consiste em gerar apontamentos para uma estratégia de desenvolvimento a médio e longo prazo, objetivando oferecer insumos relevantes para a elaboração das estratégias para redução das desigualdades sociais, enfrentar a pobreza e fomentar o crescimento econômico com preservação ambiental. “A segunda edição do projeto Pensar a Bahia terá como eixo o combate à fome e à insegurança alimentar no nosso estado, com vistas a dar subsídio à elaboração de políticas públicas para o programa Bahia Sem Fome, alinhado com as prioridades do Programa de Governo”, acrescentou.

O próximo Plano Plurianual (PPA) foi abordado pelo secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, que salientou o trabalho da Seplan de revisão dos planos estratégicos e a transversalidade dos temas do Pensar a Bahia no próximo PPA. “Os temas tratados no projeto Pensar a Bahia conformam dezenas de políticas e programas do PPA. São discussões profundas, capazes de transformar a vida das pessoas”. Peixoto acrescentou que “a plataforma virtual do projeto da SEI concentra as melhores cabeças do Estado, que aportam seu conhecimento e seu saber para o desenho de políticas publicas".

Coordenado pelo diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, o Pensar a Bahia surgiu através de discussões com ampla participação, “em um esforço para que os métodos e formas de pensar o desenvolvimento fossem modernizados”. 

“Na logística, por exemplo, os resultados mostram que é possível utilizar a força da macro região de Salvador para atrair fluxos de cargas, ligando regiões, e difundir isso para nós logísticos com consequências para outras regiões da Bahia. Da mesma forma, a gente está associando a questão do meio ambiente com a pobreza, de forma que seja possível atrair investimento para o meio ambiente e favorecer a produção da agricultura familiar”, disse.

Os resultados foram apresentados por colaboradores em cada área: Handerson Leite, diretor-geral da Fapesb, José Augusto Tosato, coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da SDR, Rita Pimentel, assessora técnica da SEI, Aline Virgílio, especialista em Estudos Estratégicos da SEI, e Urandi Freitas, coordenador de Estatística da SEI. 

O Pensar a Bahia é um projeto inovador capitaneado pela SEI, articulado por meio da Plataforma de Estudos Colaborativos SEIColab,  no endereço pensarabahia.estudoscolaborativos.sei.ba.gov.br, que conta com a participação de 253 especialistas de mais de 25, incluindo órgãos estaduais, como as secretarias de Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Rural (SDR), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Casa Civil, a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O evento ocorreu no Auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia. Os resultados já estão disponíveis para acesso do público.

Fonte:ASCOM/SEI
19/01/2023

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates