A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) sinalizaram, nesta terça-feira (17), a ampliação e formalização de parceria para realização de novos produtos e colaboração técnica entre as instituições.
O assunto foi tratado em reunião entre o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, os diretores técnicos da SEI Jonatas Espírito Santo (de Pesquisas), Armando Castro (de Indicadores e Estatística) e Cláudio Pelosi (de Geoinformação), com respectivas equipes técnicas, e a equipe que representou a Superintendência de Controle Externo do TCM-BA, entre eles o diretor da 3ª Diretoria de Controle Externo, o auditor Vitor Maciel, o assessor da superintendência, Joubert da Silva Neto, e os auditores de Controle Externo André Rego e Gabriela Mendes.
A iniciativa do TCM-BA de solicitar a institucionalização da parceria – que já acontece com a publicação bianual do Perfil Financeiro dos Municípios Baianos –, tem como principal demanda o apoio intelectual da SEI na construção e aprimoramento de metodologias científicas de indicadores de Avaliação de Políticas Públicas. O objetivo comum dos órgãos é avançar na avaliação da qualidade do gasto público.
O auditor André Rego sinalizou o interesse nos conteúdos da SEI: “estudos e análises dos dados econômicos, sociais e demográficos dos municípios baianos são de grande relevância para o desenvolvimento do nosso trabalho”. A equipe destacou ainda a necessidade de capacitações técnicas a partir dos conhecimentos desenvolvidos na SEI.
“É importante que a SEI seja uma parceira do Tribunal e que sua contribuição valorosa seja reconhecida e formalizada. As informações e metodologias da SEI darão respaldo às nossas orientações e decisões”, disse o diretor Vitor Maciel.
O diretor da SEI, José Acácio, sinalizou positivamente ao pedido, que será viabilizado por meio da formação de um grupo de trabalho com o objetivo de desenvolver um acordo de cooperação técnica. “É de grande interesse da SEI oferecer sua expertise, sobretudo quando isso contribui para a transparência e a responsabilidade nos gastos públicos e envolve uma instituição de grande valor que é o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia”, disse.
Fonte: ASCOM/SEI
17/01/2023.