PIB Estadual - Anual

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, através de sua Coordenação de Contas Regionais e Finanças Públicas, calcula e analisa o desempenho da atividade econômica do estado da Bahia, com base nos dados do Produto Interno Bruto.

Nesse sentido, estamos disponibilizando para nosso público usuário os releases de desempenho anual da atividade econômica do estado pela ótica dos setores do Produto Interno Bruto – PIB em complemento com as informações estatísticas também produzidas pela coordenação e disponibilizadas desde o ano de 2002.

Os Releases disponibilizados, contudo, apresentam uma certa defasagem, compatível com o processo metodológico aplicado. Como o objetivo da análise é explicar o desempenho do PIB, torna-se necessário que seus respectivos cálculos tenham sido dados como definitivos. O trabalho é realizado em convênio com o IBGE, coordenador nacional das contas regionais, e os demais órgãos estaduais de estatística. Dessa forma, o resultado final depende do fechamento do cálculo por todas as unidades da federação, para que posteriormente sejam processados os ajustes cabíveis, a cargo do IBGE. Esse procedimento objetiva garantir a homogeneidade do cálculo, tornando comparáveis os resultados de todas unidades da federação, assim como, em relação ao macroindicador nacional.

A SEI, dessa maneira, contribui com a prestação de mais esse serviço, disponibilizando ao público em geral, a avaliação do desempenho econômico estadual, a qual evidencia as transformações estruturais e conjunturais do estado da Bahia ao longo dos anos.

Os arquivos estão disponibilizados em formato PDF Arquivo PDF.

Para visualizar arquivos PDF, você precisa do Adobe Reader. Clique aqui para baixá-lo gratuitamente.

2012 Economia baiana alcançou o montante de R$ 167 bilhões e permaneceu na oitava posição em 2012

2011 PIB baiano totalizou R$ 159,9 bilhões em 2011

2010 O comportamento da economia baiana em 2010 pela ótica do PIB

2009 Economia baiana volta ao posto de sexta economia do país em 2009